GPS Brasília comscore

Na despedida de Suárez, Grêmio vence o Vasco

Time carioca se mantém fora da zona de rebaixamento graças à vitória do América-MG sobre o Bahia
Suárez celebra seu último gol com a camisa tricolor na Arena do Grêmio
Suárez celebra seu último gol com a camisa tricolor na Arena do Grêmio. Foto: Lucas Uebel/Grêmio FBPA

Compartilhe:

No último jogo em casa do Grêmio na temporada, o atacante uruguaio Luis Suárez pôde se despedir da melhor forma. Foi dele o gol da vitória diante do Vasco, por 1 x 0, na noite deste domingo, pela 37ª e penúltima rodada do Campeonato Brasileiro. Com o resultado, o time gaúcho entrou no Z4, superando o Botafogo, que ficou no 0 x 0 com o Cruzeiro, em partida disputada no estádio Nilton Santos, no Rio de Janeiro. 

No outro lado da tabela, o Vasco se salvou de entrar na zona do rebaixamento, mesmo perdendo em Porto Alegre, graças à vitória do América-MG sobre o Bahia, por 3 x 2, em Belo Horizonte. Três times já estão rebaixados matematicamente para a Série B em 2024: o próprio América, Coritiba e Goiás.

A última vaga será decidida na próxima rodada. O Santos, que tem 43 pontos, enfrenta o Fortaleza, que já assegurou vaga na Copa Sul-Americana, às 21h30, na Vila Belmiro. No mesmo horário, em São Januário, o  Vasco, que tem 42, recebe o Red Bull Bragantino, já garantido na pré-Libertadores. O Bahia, com 41, terá como adversário o Atlético-MG, vice-líder do Brasileirão, que tem remotíssimas chances de conquistar a competição – para isso, precisa golear os baianos por uma diferença acima de oito gols e torcer para uma derrota do Palmeiras diante do Cruzeiro, no Mineirão.  

O jogo
Mais de 50 mil torcedores marcaram presença para se despedir do astro, que deve acertar com o Inter Miami, dos Estados Unidos, time que tem Lionel Messi. Suárez completou 53 jogos em sua passagem pelo Grêmio, com 27 gols e 17 assistências. Ao fim da partida, seus filhos entraram em campo e assistiram junto com ele a um vídeo de homenagem feito pelo Grêmio com gols do uruguaio.

Apesar da atenção especial com Luis Suárez, o atacante uruguaio encontrou espaços em alguns momentos, como em chute de fora da área, que explodiu na zaga e outra jogada pela direita, em que deu uma caneta em Léo e chutou do lado de fora da rede. O Vasco também teve suas oportunidades. Em falha defensiva, Fábio recuou errado e a bola ficou com Vegetti, que bateu prensado da meia-lua, sem perigo. Depois, em rápido contra-ataque, Gabriel Pec chegou à linha de fundo e cruzou para Vegetti. Pressionado, ele não conseguiu finalizar bem.

O Grêmio até balançou a rede aos 34 minutos. Luis Suárez cobrou falta na direita e Rodrigo Ely apareceu livre na segunda trave para completar de cabeça. Após revisão, porém, foi marcado impedimento. Depois da anulação, o técnico Ramón Díaz cobrou duramente o zagueiro Maicon pela falha de marcação. Essa foi apenas uma das discussões do Vasco no primeiro tempo. Vegetti também deu uma bronca na defesa e Gabriel Pec em lance que houve outra falha de marcação e Puma Rodríguez discutiu com Paulinho na saída para o intervalo.

Luis Suárez seguiu tendo espaço no segundo tempo e precisou de 30 segundos para abrir o placar. Nathan Fernandes disparou em velocidade na direita e tocou para Suárez. Na meia-lua, ele chutou de primeira, colocando no cantinho, sem chance para Léo Jardim.

O Vasco teve uma boa chance de empatar quando Marlon Gomes foi acionado na esquerda e cruzou na medida para Vegetti. Ele apareceu atrás do marcador, mas finalizou mal. Quem quase ampliou foi o Grêmio. Em boa jogada na direita, Ferreira invadiu a área e chutou cruzado para excelente defesa de Léo Jardim. No rebote, Suárez finalizou um pouco sem ângulo, mas acertou a trave.

A resposta do Vasco veio com Marlon Gomes, que disparou pela direita, tabelou com Praxedes e finalizou cruzado, para fora. Nos acréscimos, Payet foi acionado na esquerda e tocou para trás Praxedes chutou rasteiro e Caíque fez grande defesa, evitando o empate. O Vasco se lançou ao ataque nos minutos finais e sofreu alguns contra-ataques, mas o placar não se alterou mais.

 

GRÊMIO 1 X 0 VASCO

GRÊMIO – Caíque; Fábio (Gustavo Martins), Rodrigo Ely, Bruno Alves e Reinaldo; Villasanti, Pepê (Ronald) e Cristaldo (Nathan); Nathan Fernandes (André), Luis Suárez e Ferreira (Cuiabano). Técnico: Renato Gaúcho.

VASCO – Léo Jardim; Robson (Praxedes), Maicon e Léo; Puma Rodríguez, Zé Gabriel (Jair), Marlon Gomes (Serginho), Paulinho (Payet) e Lucas Piton; Gabriel Pec (Rossi) e Vegetti. Técnico: Ramón Díaz.

GOL – Luis Suárez, aos 30 segundos do segundo tempo.

CARTÕES AMARELOS – Gustavo Martins, Bruno Alves (Grêmio). Marlon Gomes (Vasco).

ÁRBITRO – Ramon Abatti Abel (SC).

RENDA – R$ 3.742.522,00.

PÚBLICO – 48.106 pagantes (50.481 presentes).

LOCAL – Arena do Grêmio, em Porto Alegre (RS).