Na quinta-feira, dia 15 de junho, em comemoração ao Dia Mundial de Conscientização da Violência contra as Pessoas Idosas, o Coletivo Filhas da Mãe e o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa realizarão projeções para conscientizar sobre o tema em diversos pontos e edifícios públicos na capital do Brasil.
A partir das 18h desta quinta, quando o sol se pôr na capital, as iluminações exibirão imagens e frases em defesa dos idosos. A primeira projeção acontecerá no muro, entre o Teatro Nacional e a Rodoviária de Brasília e terá duração de 30 minutos.
Na sequência, às 18h30, a segunda projeção será exibida no Palácio do Buriti, com igual duração. Já a terceira projeção está programada para iniciar às 19h na Câmara Legislativa do Distrito Federal, também com 30 minutos de duração.
Esta é a terceira vez que o Coletivo Filhas da Mãe, uma rede de apoio às mulheres cuidadoras familiares, e o Fórum Distrital da Sociedade Civil em Defesa da Pessoa Idosa se unem para realizar projeções nos prédios públicos de Brasília.
O objetivo é chamar a atenção para as diversas formas de violência que as pessoas com 60 anos ou mais sofrem, as quais, na maioria dos casos, permanecem invisíveis.
As mulheres idosas são as maiores vítimas de violência familiar e social, sendo alvo de infantilização, maus-tratos, humilhações, gritos, xingamentos, violência física, psicológica, financeira e sexual. Quanto à violência estrutural, decorrente da omissão e da falta de políticas públicas de cuidado por parte do Estado, atinge todas as pessoas com 60 anos ou mais, independentemente de gênero, raça, situação econômica ou educacional.