Após quase três anos de construção, foi aberto ao trânsito de veículos no final da manhã desta segunda-feira (5) o Túnel de Taguatinga. Com o nome de Túnel Rei Pelé, a obra viária que dará passagem para cerca de 135 mil motoristas todos os dias foi inaugurada pelo governador Ibaneis Rocha no dia do aniversário de 65 anos de uma das maiores e mais antigas regiões administrativas do Distrito Federal.
Prometida há cerca de 20 anos e construído a partir de julho de 2020, a passagem subterrânea enfrentou a pandemia, o aumento nos preço, a falta de materiais no mercado da construção civil e alguns imbróglios judiciais para tornar-se realidade. “Essa inauguração traz modernidade para o centro da cidade, beneficia uma população enorme, que vem de Samambaia, de Ceilândia, do Pôr do Sol/Sol Nascente e de outras regiões e coloca Taguatinga em outro patamar. Agradeço a compreensão dos moradores e vamos continuar firmes trabalhando pelo nosso DF”, disse Ibaneis Rocha durante a entrega da construção que custou R$ 275 milhões ao Governo do Distrito Federal (GDF) e gerou mais de 1,6 mil empregos.
Com velocidade máxima permitida de 60 km/h, o Túnel Rei Pelé integra o chamado Corredor Eixo Oeste, um conjunto de vias e corredores para ônibus, viadutos e túnel ligando o Sol Nascente/Pôr do Sol ao Plano Piloto, em viagem estimada para durar 30 minutos. Todo corredor vai atender 1,8 milhão de pessoas, 1,3 milhão de veículos, 13 cidades e 259 mil usuários do transporte público. Quando Ibaneis Rocha assumiu o governo, em 2019, apenas R$ 18 milhões dos R$ 640 milhões do corredor haviam sido executados.
Em pouco mais de quatro anos, o GDF construiu o Túnel Rei Pelé, finalizou a primeira – e está na segunda – etapa da obra da Avenida Hélio Prates, concluiu os viadutos da Estrada Setor Policial Militar (ESPM) e segue na construção do Viaduto da Estrada Parque Indústrias Gráficas (Epig), em frente ao Sudoeste. Soma-se ao pacote de obras o corredor de ônibus na ESPM.
Muitos governantes prometeram construir a passagem subterrânea no centro de Taguatinga, e a saga recente para tirar o Túnel Rei Pelé do papel teve desde uma licitação fracassada até o impedimento da obra na Justiça. Em 2019, o governador Ibaneis Rocha trabalhou para destravar o processo do túnel no Tribunal de Contas do Distrito Federal (TCDF). Em um primeiro momento, o projeto ficou paralisado por falta de previsão orçamentária. Depois, por um imbróglio entre os consórcios que participaram desta licitação em governos passados.
A atual gestão venceu os questionamentos da Justiça e convenceu o TCDF a dar andamento ao processo, o que ocorreu em 12 de dezembro daquele ano. Após 33 dias de a Corte autorizar a obra, a ordem de serviço para construção do Túnel foi assinada. Em cerimônia na entrada de Taguatinga, em 14 de janeiro de 2020, nascia o que seria a maior obra viária em andamento no país.
Em maio do mesmo ano, o GDF iniciou a construção de desvios no trânsito para que o canteiro de obras pudesse ser montado. Em 20 de julho de 2020 a obra foi iniciada. (Agência Brasília)