A Câmara Legislativa (CLDF) analisa uma iniciativa que pretende beneficiar concurseiros no Distrito Federal. O deputado distrital Ricardo Vale (PT) apresentou um projeto de lei que busca assegurar aos candidatos o direito de realizar o exame o mais próximo possível do endereço domiciliar indicado durante a inscrição.
O PL 390 visa beneficiar os estudantes que frequentemente são designados para locais distantes no dia da prova. O objetivo é otimizar a distribuição dos candidatos, de modo que não precisem se deslocar grandes distâncias, o que poderia prejudicar seu desempenho.
Vale ressalta que essa solução é uma resposta às muitas reclamações dos candidatos em relação à logística, especialmente devido às condições do transporte público, que podem dificultar o acesso.
Atualmente, o projeto de lei foi encaminhado para a Comissão de Assuntos Sociais da CLDF, onde pode receber emendas. A Câmara Legislativa já aprovou 19 leis que modificam a Lei nº 4.949/2012, que trata da organização de concursos no Distrito Federal.