O neurocirurgião Iran da Costa Bessa morreu, na noite de quarta-feira (22), aos 85 anos, em Brasília. Ele foi um dos pioneiros da capital, onde chegou com a família em 1964.
O médico era pai pai de Leonardo Roscoe Bessa, desembargador do Tribunal de Justiça do Distrito Federal e dos Territórios (TJDFT) e ex-procurador-geral de Justiça do DF.
“O GPS|Brasília lamenta profundamente a notícia do falecimento do Dr. Iran da Costa Bessa. Sua contribuição como médico e pioneiro de Brasília, aliada ao seu comprometimento com a família, deixou um legado marcante”, diz Rafael Badra, diretor executivo do portal de notícia.
Segundo o desembargador Leonardo Bessa, a paixão do pai pelo trabalho evidenciava sua crença no exame clínico como soberano. “Sua dedicação à medicina, mesmo enfrentando desafios de saúde, era notável e inspiradora”.
A história de amor duradoura com Liliana Roscoe Bessa e o carinho dedicado aos quatro filhos e 11 netos refletiram o lado familiar e afetuoso do pioneiro.
Sua atuação na fundação do Instituto de Neurologia e Eletroencefalografia de Brasília mostrou seu compromisso em promover avanços na área médica.
“Neste momento de luto, expressamos nossas condolências à família Bessa e a todos que tiveram o privilégio de conhecer e ser cuidados pelo Dr. Iran”, continuou Rafael Badra.
O velório está marcado para esta sexta-feira (24), quando amigos, familiares e colegas poderão expressar as últimas homenagens a esse grande ser humano.