A Novacap desembolsou mais de R$ 430 mil apenas em tinta para remover pichações feitas por vândalos, nos últimos 10 meses, durante as reformas das tesourinhas na Asa Sul.
As pichações são um problema recorrente no Distrito Federal. De acordo com o código penal, a pena prevista para quem pratica atos de vandalismo é de um a seis meses de reclusão ou multa de um a seis salários mínimos. Para quem for pego em flagrante fazendo pichações em bens públicos ou monumentos no DF, a pena é ainda mais grave, chegando no valor de R$ 100 mil.
De janeiro a março deste ano, foram 29 ocorrências dessa natureza – número 6,5% menor que o registrado no mesmo período do ano passado – 31 casos. Se flagrados, os envolvidos em atos de vandalismo são detidos e encaminhados à delegacia mais próxima.
Recentemente, cerca de 100 estudantes do RenovaDF, em parceria com o GDF Presente, trabalharam na reforma de áreas adjacentes à Catedral Metropolitana Nossa Senhora Aparecida, como as vias N2 e S2, que haviam sido alvos de pichação.
“Não podemos admitir que as pessoas depredem os espaços públicos, retirando o direito ao lazer de tantos… Outro fator de suma importância é a fiscalização por parte da comunidade, que precisa denunciar os vândalos e contribuir para que todos desfrutem de equipamentos públicos de qualidade”, declarou o administrador do plano piloto, Valdemar Medeiros.