Após três brasileiros se classificarem para a chave principal do Aberto da República – ATP Challenger 100, a terça-feira (21) promete muitas emoções, a partir das 10h, na Arena BRB, com a disputa de 14 jogos de simples e um de duplas. Destaque brasileiro na competição, Thiago Monteiro (117º do ranking da ATP e vice-campeão do ATP de Montevidéu) desistiu de jogar o torneio devido a uma lesão no punho.
Assim, quem enfrenta Fernando Romboli é o lucky loser Mateus Alves, em partida marcada para 17h30, na quadra central. Curiosamente, os dois se enfrentaram no qualifying, com vitória do primeiro em um jogo duríssimo (7/6, 6/7 e 7/6). A entrada é franca.
Nesta segunda-feira (20), dois jogos abriram a chave principal. O argentino Santiago Rodriguez Taverna eliminou o brasileiro Eduardo Ribeiro por 6/4, 5/7 e 7/5. E o norte-americano Nicolas Moreno de Alboran venceu o também brasileiro Matheus Pucinelli de Almeida, por duplo 6/3.
Mais jogos desta terça-feira
Pela manhã, às 10h, a quadra central vai receber o confronto entre o cabeça de chave número 1 do torneio, o chileno Cristian Garin, que enfrenta o brasileiro Orlando Luz. Na sequência, está marcado o jogo entre o norte-americano Aleksandar Kovacevic (120°), cabeça de chave n° 4, contra a jovem revelação brasileira João Fonseca (790°), de 17 anos e atual número 1 do ranking mundial juvenil. A previsão é que o jogo comece por volta de 11h30.
Outros dois jogos serão realizados na sequência na quadra central: por volta das 14h30, Gustavo Heide (248°) desafia pela segunda vez na carreira o chileno Tomas Barrios Vera (104°) e cabeça de chave 2 do torneio. Eles se enfrentaram este ano no Engie Open, em Florianópolis, com vitória de Vera, por duplo 6/4. Em seguida, Wilson Leite, que venceu o chileno Gonzalo Lama, pelo qualifying, por 7/6 e 7/5, joga com o também brasileiro Gilbert Klier Junior.
Na quadra 2, às 10h, o peruano Gonzalo Bueno, que derrotou o brasileiro Marcelo Zormann por duplo 6/4 no qualifying, enfrenta outro tenista brasileiro, João Reis da Silva. A seguir, o monegasco Valentin Vacherot joga com o jamaicano Blaise Bicknell, que segue na chave principal mesmo tendo sido derrotado pelo peruano Ignacio Buse por 6/7, 6/3 e 7/6. Buse, por sua vez, pega o chileno Alejandro Tabilo, que eliminou o neozelandês Rubin Statham com um duplo 6/4. O jogo entre o australiano Bernard Tomic e o norte-americano Oliver Crawford fecha a programação na quadra 2.
Na quadra 3, serão três partidas. Às 10h, o norte-americano Tristan Boyer enfrenta o argentino Guido Andreozzi. Em seguida, Benjamin Lock, de Zimbábue, mede forças com Renzo Olivo, da Argentina. Fechadas as disputas, o portenho Juan Ficovich duela com o brasileiro Pedro Sakamoto, classificado no qualifying ao vencer o argentino Juan Paz por 7/6 e 6/4. Por fim, na quadra 4, às 10h, os argentinos Hernan Casanova e Roman Burruchaga se enfrentam, antes do único jogo de duplas marcado pelo Aberto da República, entre os peruanos Connor Huertas del Pino e Arklon Huertas Del Pino Cordova, contra os brasileiros Mateus Alves e Gabriel Decamps. Depois, outro duelo entre portenhos: Thiago Tirante pega Facundo Bagnis.
O Aberto da República – ATP Challenger 100 distribuirá uma premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos para o campeão do torneio, que é apresentado pelo Banco BRB, com realização do Instituto Brasil Respeito Humano, em parceria com a Secretaria de Estado de Esporte e Lazer do Distrito Federal.