Para o Dia da Consciência Negra, celebrado nesta segunda-feira (20), o governador Ibaneis Rocha (MDB) decretou ponto facultativo para servidores da administração direta e indireta do Governo do Distrito Federal (GDF). A decisão justifica a redução do tráfego nas principais avenidas da capital federal, especialmente naquelas que são trajetos para os órgãos públicos locais.
A confirmação ocorreu por meio do Decreto 45.173, publicado em edição extra do Diário Oficial do Distrito Federal (DODF), na última sexta-feira (17).
De acordo com o Palácio do Buriti, a medida não se aplicará aos setores considerados essenciais para o funcionamento da cidade, como saúde, segurança, vigilância sanitária, comunicação, assistência social, limpeza urbana e áreas relacionadas à fiscalização tributária, proteção urbanística, consumidor e transporte. Essas unidades deverão manter escalas para garantir a prestação ininterrupta dos serviços aos cidadãos.
Importância
O Dia da Consciência Negra é uma data que rememora a morte de Zumbi dos Palmares, ocorrida em 1695. Ele foi um dos últimos líderes do Quilombo dos Palmares, uma das maiores comunidades formadas por pessoas escravizadas na época colonial. Zumbi lutou incansavelmente pelo fim da escravidão no Brasil, defendendo também a liberdade de culto e religião.
A celebração dessa data tornou-se um marco importante para refletir sobre a importância da cultura afro-brasileira, a luta pela igualdade racial e o reconhecimento da contribuição do povo negro para a construção e desenvolvimento do país.