Uma viatura da Polícia Civil do Distrito Federal viralizou durante a 5ª edição da Campus Party Brasília, que começou na última quarta-feira (5). O Porsche 911 da geração 992, caracterizado com o brasão da corporação, atraiu o olhar de curiosos e fez a festa dos amantes dos possantes no evento.
O esportivo alemão é avaliado em cerca de R$ 1 milhão e foi um dos veículos apreendidos pela PCDF em operações nos últimos anos. A prática é comum entre as forças policiais para exibições e eventos de conscientização contra o crime organizado. Ou seja, nada de carrões importados perseguindo bandidos pelas ruas da capital.
O stand da PCDF na Campus Party trouxe, além da Porsche 911, uma série de atividades educativas sobre o trabalho na área de crimes cibernéticos. Três desafios foram lançados pelo IC/PCDF para simular parte do trabalho pericial.
Gabriel Velasco, do Instituto de Criminalística (IC), explicou como funcionam as atividades. O vencedor ganha uma mini viatura, que não é uma Porsche, mas funciona como uma caixinha de som Bluetooth. Do 2º ao 10º colocado levam uma caneca personalizada da seção de perícia de informática.
“Tem várias atividades que a gente bolou, desde perguntas mais simples até uns desafios maiores, como a parte de descriptografar um disco, por exemplo, ou recuperar mensagens perdidas no WhatsApp… Parte do trabalho pericial é esse: a gente busca a prova, que às vezes não está visível, a princípio, para recuperar e oferecer uma prova técnica”, explica Velasco.
Veja mais fotos da viatura: