GPS Brasília comscore

Saúde mapeia vacinação em regiões mais vulneráveis do DF

A Secretaria de Saúde do Distrito Federal (SES-DF), em conjunto com a Organização Pan-Americana da Saúde (Opas) e o Ministério da Saúde (MS), iniciou uma nova tática para garantir a vacinação dos mais jovens. O Monitoramento Rápido de Vacinação (MRV) foi lançado com o intuito de avaliar o estado vacinal de crianças e adolescentes menores de 15 anos. O programa visa identificar lacunas na cobertura vacinal e traçar estratégias para melhorar o acesso às vacinas.

“Temos o propósito de verificar a efetividade da recente Campanha de Multivacinação. Vamos às ruas, entrevistamos a comunidade para entender as razões por trás da não vacinação. Com base nessas respostas, ajustaremos nossas estratégias”, explica Tereza Luiza Pereira, gerente da Rede de Frio do DF.

O MRV utiliza métodos estatísticos e envolve 14 unidades básicas de saúde (UBSs), distribuídas em 15 microáreas no Distrito Federal. Equipes estão realizando visitas domiciliares para verificar os registros vacinais de toda a família, permitindo identificar grupos de pessoas que ainda não foram vacinadas.

Cada equipe procura 20 crianças em endereços diferentes na área de monitoramento. Se encontrarem duas crianças não vacinadas, a estratégia muda para a vacinação casa a casa. Todas as vacinas do calendário estão disponíveis, exceto a BCG, que segue um agendamento específico nas UBSs.

Em uma dessas visitas, na região de São Sebastião, a equipe identificou rapidamente dois lares com crianças não vacinadas. Esse contato direto com a população é fundamental para ampliar a cobertura vacinal e esclarecer dúvidas.

Edivânia Alves, residente na região, expressou satisfação com a visita inesperada: “Não esperava atendimento em casa, mas ansiei por isso. Estou bastante satisfeita por termos esse cuidado e atenção da Saúde”.

Outra moradora, Carolina Pereira (foto em destaque), ressaltou a facilidade de ter a vacinação em casa. “Tenho crianças e nem sempre consigo ir ao posto de saúde. Vindo aqui é bem melhor e facilita nossa vida”.

Flávia Rodrigues, enfermeira da UBS 1 de São Sebastião, enfatizou que as áreas mais vulneráveis costumam ter atrasos na caderneta de vacinação, sendo o MRV crucial para alcançar esses grupos.

A estratégia do MRV não apenas garante a imunização das crianças, mas também oferece a oportunidade de conscientização e atendimento direto, tornando a vacinação mais acessível para as famílias que enfrentam dificuldades para acessar os serviços de saúde.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

Harmonizações de vinhos para os pratos salgados e chocolates para …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.