Depois do sucesso da participação das mulheres integrantes do Time Brasil BRB de tênis na Billie Jean King Cup, que venceram a Coreia do Sul por 4 a 0, em jogos disputados na sexta-feira (10) e sábado (11), Brasília se preparar para receber mais uma competição de destaque no esporte. Fechando o calendário de torneios profissionais realizados pela Confederação Brasileira de Tênis (CBT) este ano, a Capital será a sede do Aberto da República – ATP Challenger 100, entre os dias 20 e 26 deste mês, que acontecerá nas quadras da Arena BRB, com entrada gratuita.
Entre os destaques da chave principal do Aberto da República estão três tenistas top-100: o argentino Federico Coria (78°), o chileno Cristian Garin (86°) e o colombiano Daniel Elahi Galan (96º). A competição terá ainda o norte-americano Aleksandar Kovacevic (109º), o boliviano Hugo Dellien (115º), o italiano Luciano Darderi (140º) e o cazaque Beibit Zhukayev (247º), entre outros.
Três brasileiros já têm presença confirmada na competição, que distribuirá premiação total de US$ 130 mil e 100 pontos no ranking da Associação dos Tenistas Profissionais (ATP) para o campeão do torneio. São eles o cearense Thiago Monteiro, 127° do mundo e número 2 do País; o paulista Gustavo Heide (250°), medalha de ouro nas duplas masculinas dos Jogos Pan-Americanos de Santiago; e o carioca João Fonseca, de 17 anos, número 1 do mundo no ranking juvenil da ITF, campeão do US Open Junior e 676° no ranking profissional da ATP. Ele recebeu o primeiro wild card (convite) para o Aberto da República.
Alegria com o convite
Apontado como um dos jovens talentos do tênis brasileiro, o carioca João Fonseca também disputou, neste ano, as quartas de final do ATP 75 de Florianópolis, a semifinal no ITF M15 de Mogi das Cruzes e de Saarlouis, na Alemanha, além das quartas no ITF M15 de Dufflel, na Bélgica.
“Agradeço o wild card para o Aberto do República. Estou muito feliz de voltar a competir novamente. Estou me sentindo 100% fisicamente e confiante depois de bons dias de preparação no ATP Finals”, afirmou Fonseca, que disputa pela primeira vez um torneio desse nível. O Aberto da República – ATP Challenger é o primeiro torneio profissional que Fonseca joga desde junho. Na semana passada, o carioca esteve em Turim, na Itália, participando do ATP Finals como hitting partner.