Pousou às 23h24 (horário de Brasília) dessa segunda-feira (13) a aeronave presidencial VC-2 (Embraer 190) trazendo a bordo 32 repatriados que estavam em Gaza, na Palestina. O grupo foi recebido pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, pela primeira-dama Janja da Silva e por ministros do governo na Base Aérea de Brasília.
Das 32 pessoas que chegaram no voo que partiu do Cairo, capital do Egito, há 17 crianças, nove mulheres e seis homens, sendo 22 brasileiros e dez palestinos familiares dos brasileiros, que estavam há mais de um mês aguardando pela saída da zona de conflito entre Israel e Hamas. Ao desembarcarem, duas crianças foram atendidas pela equipe médica com quadro de desnutrição.
A aeronave cedida pela Presidência da República para o resgate dos brasileiros estava há mais de um mês em Roma, na Itália, esperando a abertura da fronteira de Gaza com o Egito e a permissão para que os brasileiros pudessem atravessá-la. A repatriação dessas pessoas faz parte da operação Voltando em Paz, do governo federal, que atua na retirada de cidadãos da área de conflito.
A chegada ao Brasil ocorreu três dias depois de terem sido autorizados a deixar a Faixa de Gaza rumo ao Egito, após uma espera que se arrastou desde o início da guerra. O governo federal fez um trabalho intenso de relações diplomáticas até conseguir resgatar os brasileiros que queriam voltar ao Brasil. Somente no domingo, o governo brasileiro concluiu a operação de retirada do grupo da região de Gaza, atravessando a passagem de Rafah, na fronteira para o Egito.