Ex-senador pelo Distrito Federal, Hélio José foi condenado pela 1ª Vara Criminal de Brasília por importunação sexual consumada contra uma mulher e por importunação sexual tentada contra outra. As informações foram reveladas pela coluna Grande Angular, do Metrópoles e confirmadas pelo GPS.
As vítimas, Viviane Alves Rodrigues Freitas e Marly Bezerra de Medeiros, denunciaram o ex-congressista por tentar beijá-las à força e passar a mão nelas durante a gravação de campanhas partidárias, em agosto de 2022.
À época, Hélio José era candidato ao cargo de senador pelo Cidadania, enquanto Viviane concorria a deputada federal e Marly buscava uma vaga de deputada distrital. Segundo os relatos das vítimas, o então candidato a senador as abordou durante a gravação dos vídeos, passando a mão em seus corpos e tentando beijá-las à força.
A juíza Ana Cláudia Loiola de Morais Mendes proferiu a sentença no dia 14 de agosto, condenando Hélio José a 1 ano e 6 meses de prisão. No entanto, a reclusão foi substituída por penas alternativas que serão determinadas pelo Juízo das Execuções de Penas e Medidas Alternativas (Vepema), caso a sentença seja mantida.
Hélio José, que assumiu o cargo de senador em 2015 após a saída de Rodrigo Rollemberg (PSB), então titular da vaga, para assumir o governo do Distrito Federal, teve sua candidatura ao Senado em 2022 indeferida pelo Tribunal Regional Eleitoral do Distrito Federal (TRE-DF) a pedido do próprio partido.
Viviane Alves Rodrigues Freitas, proprietária de uma casa noturna de swing para casais, relatou que o ex-senador a menosprezou por conta de seu empreendimento. Ela afirmou que Hélio José a abordou publicamente durante um evento político, tentando beijá-la à força e fazendo comentários desrespeitosos.
O ex-senador alegou à Justiça que as vítimas tinham interesse em destituí-lo do cargo de presidente do Cidadania-DF, porém a juíza enfatizou que ele não trouxe provas que sustentassem essa alegação e que as candidatas não tinham relação política com ele.
Após a sentença condenatória, Viviane Alves Rodrigues Freitas expressou esperança de que sua atitude possa encorajar outras mulheres a denunciarem casos semelhantes. O advogado de Viviane, Rodrigo Wernik, ressaltou que a Justiça confirmou a veracidade das denúncias das vítimas.
O ex-senador Hélio José ainda não se manifestou sobre a condenação. O espaço será atualizado se houver eventuais declarações.