O ministro da Justiça, Flávio Dino, sugeriu, nesta segunda-feira (3), uma homenagem ao ministro Ricardo Lewandowski, que anunciou sua aposentadoria antecipada do Supremo Tribunal Federal (STF).
Pelas redes sociais, Dino informou ter encaminhado ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) o processo que vai confirmar o fim da atuação do magistrado na Suprema Corte.
“Ao encaminhar ao Presidente da República o processo de aposentadoria do Ministro Lewandowski, julgo imperativo homenageá-lo pela longa e respeitada carreira na magistratura, concluída com brilho e honra no STF“, disse.
Veja:
Trajetória
Lewandowski anunciou sua aposentadoria para o dia 11 de abril, um mês antes da data prevista para deixar a toga. Com a decisão, ele antecipa em um mês a saída do posto e abre caminho para o presidente Luiz Inácio Lula da Silva fazer a sua primeira indicação neste terceiro mandato.
O ministro está no STF desde 2006, por indicação de Lula. Ele presidiu a Corte duas vezes, além de comandar o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) em 2010. O ministro ainda foi responsável por presidir o processo de impeachment contra a ex-presidente Dilma Rousseff, em 2016.