GPS Brasília comscore

CPI pode reconvocar ex-chefe de operações da PM após contradições com general

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI), que investiga na Câmara Legislativa os Atos Antidemocráticos do dia 8 de janeiro, pode reconvocar o coronel Jorge Eduardo Naime, ex-chefe de operações da Polícia Militar do Distrito Federal (PMDF)

 

O pedido para um novo depoimento partiu do deputado distrital Gabriel Magno (PT), que terá o requerimento analisado na próxima quinta-feira (1º). Como não é titular do grupo, ele não terá poder de voto. Contudo, o pedido será avaliado pelo colegiado.

 

O requerimento foi apresentado após parlamentares terem percebido “contradições” com o depoimento do general Gustavo Henrique Dutra de Menezes, que foi chefe do Comando Militar do Planalto, ocorrido há alguns dias. 

 

SAIBA MAIS: CPI planeja ouvir dois coronéis da PMDF logo no início de junho
 

Naime depôs aos distritais em março, quando afirmou que o Exército Brasileiro teria impedido a desmobilização do acampamento golpista que foi montado em frente ao Quartel-General da Força, localizado no Setor Militar Urbano (SMU), em Brasília. Ele segue preso por decisão do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

 

Contudo, o general Dutra rebateu a informação e garantiu que não houve investida alguma para que os militantes que defendiam o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) deixassem o movimento, considerado como “nascedouro” dos atos antidemocráticos do dia 8 de janeiro.

 

General Heleno

No mesmo dia, a CPI espera ouvir o ex-ministro chefe do Gabinete de Segurança Institucional (GSI), da Presidência da República, general Augusto Heleno. O nome dele está no cronograma para a oitiva.  

 

Mesmo com a desconfiança de alguns integrantes, o presidente da CPI, deputado Chico Vigilante (PT), confirmou que o militar dará a contribuição para os parlamentares. 

 

Está garantida a presença dele“, disse à coluna.

Nesta terça-feira (30), uma equipe do Exército fez reconhecimento nas intalações da Câmara Legislativa, o que reforçaria a possibilidade da presença do general Heleno na próxima quinta-feira.

 
Em entrevista recente ao GPS, o deputado Chico Vigilante disse haver um acordo entre o atual comando do Exército Brasileiro para que os representantes da instituição possam contribuir para elucidar os fatos investigados.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.