Um roteiro internacional criado, inicialmente, para que o Brasil acompanhe o voto no Estado do México, a convite do Instituto Nacional Electoral (INE), acabou trazendo à tona parte curiosa da história de Brasília.
Presidente da Comissão Internacional, do Colégio Permanente dos Juristas da Justiça Eleitoral (Copeje), Bruno Martins, visitou, nesta quinta-feira (18), a Embaixada do Brasil no México.
Brasiliense, o ex-desembargador do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-DF) teve um encontro com o embaixador Fernando Estellita Coimbra, que foi marcado, inicialmente, sobre assuntos relacionados aos sistemas eleitorais do Brasil e do México.
Durante a reunião, contudo, o jurista soube de um fato que está no imaginário de Brasília: o atual chefe da missão diplomática brasileira no México foi uma das inspirações para a famosa música “Eduardo e Mônica”, composta na capital federal pelo eterno Renato Russo.
Já a “Mônica”, também protagonista da mesma obra – e que virou filme –, foi inspirada na embaixatriz Lenice Estellita Coimbra, esposa do embaixador. O casal, que está junto há mais de 42 anos, teve uma relação muito próxima com o líder da extinta banda Legião Urbana.
“Essa revelação me emocionou profundamente, pois, como a maioria dos brasilienses, cresci ouvindo as músicas de Renato Russo. Para mim, estar diante do verdadeiro Eduardo, que hoje representa o Brasil como embaixador, foi como reviver momentos marcantes da minha cidade natal“, disse à coluna o jurista Bruno Martins.
A viagem do presidente da comissão internacional ocorreu a convite da “Conferencia Americana de Organismos Electorales Subnacionales por la Transparencia Electoral”, mais conhecida como CAOESTE.