GPS Brasília comscore

Bancada da Bala é lançada com a promessa de reavaliar sistema carcerário

Parlamentares federais lançaram, nesta quarta-feira (03), a Frente Parlamentar da Segurança Pública, popularmente conhecida como “bancada da bala”. A sessão ocorreu na Câmara dos Deputados e teve como prioridade de atuação o sistema carcerário e, também, a saúde mental dos policiais. O grupo é composto por 263 parlamentares.
 

 

Essa frente sempre ocupou um espaço de protagonismo no Congresso Nacional, em virtude dos nossos valores, tenho certeza de que continuará sendo uma bancada atuante e sem dúvida, vamos dar aos brasileiros a resposta que merecem. A frente será muito importante nas discussões de políticas criminais, preventivas e repressivas, incluindo o tratamento dado aos policiais e vítimas”, afirmou o presidente da frente, deputado Alberto Fraga (União-DF).

 

Segundo o parlamentar, os problemas da segurança pública continuam os mesmos e, embora tenha caído o número de assassinatos, os índices continuam elevados

 

Quase 41 mil pessoas tiveram as vidas ceifadas. Um outro problema grave, que precisamos resolver, é a superlotação do sistema prisional. Em 2022, o Brasil chegou a 909 mil presos, cerca de 40% desses detentos são provisórios. Temos a terceira maior população carcerária do mundo! As políticas públicas de segurança, não estão tendo o retorno esperado pela sociedade. Falta gestão dos governos. Mesmo com as pequenas melhoras dos últimos anos, a situação é de muita insegurança”, continuou o presidente.

 

Fraga emendou que outro problema “grave” é o tratamento dado aos policiais. Ele garante que são salários baixos, equipamentos defasados, além das questões relacionadas a saúde física e mental desses profissionais

 

Os suicídios dentro das corporações crescem a cada dia. O objetivo é trabalhar e buscar soluções para um Brasil mais justo e seguro“, assegurou.

 

O deputado Capitão Augusto (PL-SP) reforçou a importância de aprovar as leis orgânicas das polícias Civil e Federal. Também lembrou sobre a necessidade de revisão do Código de Processo Penal, que é interesse de todos. Para ele, “haverá redução da criminalidade com o endurecimento da legislação penal“. Ele presidiu a frente na última legislatura”.

 

A Frente Parlamentar de Segurança Pública é uma das maiores frentes do Congresso Nacional, não só em número, mas uma das maiores porque tem homens e mulheres corajosos que vão para o confronto, que vão para a batalha mesmo, e por isso nós todos somos integrantes dessa família chamada segurança pública.  Nesse momento estamos dentro do parlamento, mas que cada um, da sua forma, trabalhou muitos anos combatendo o crime”, disse o vice-presidente da frente, deputado Sanderson (PL-RS).

 

Representantes de diversas associações da segurança pública, como a Associação dos Delegados de Polícia do Brasil, a Confederação Brasileira de Trabalhadores Policiais Civis, a Associação Brasileira de Criminalística, a Federação Nacional dos Policiais Federais, entre outras, participaram do evento. 

 

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.