Escolhido como novo bispo auxiliar de Brasília, Dom Antonio Aparecido de Marcos Filho será apresentado aos fieis católicos, às 10h do próximo sábado (25), na Catedral Metropolitana de Brasília.
Aos 57 anos, Dom Antonio nasceu em Ibaté (SP) e é filho de Antonio Aparecido de Marcos e de Maria Aparecida Alexandrin de Marcos (in memoriam). Ele é o sexto de sete irmãos.
O novo bispo auxiliar de Brasília estudou Filosofia no Seminário Diocesano de São Carlos, em São Carlos-SP, de 1992 a 1994, e Teologia na Pontifícia Universidade Católica (PUC) de Campinas, de 1995 a 1998.
Dom Antonio especialista lato sensu em Sagrada Escritura pelo Centro Universitário Claretiano, em 2021.
O religioso foi ordenado diácono em 11 de dezembro de 1998 e sacerdote, em 10 de setembro de 1999, incardinado na Diocese de São Carlos, Brasil.
Foi administrador paroquial de Nossa Senhora do Vale, em Araraquara; Pároco do Divino Espírito Santo, em Dois Córregos; Pároco de São João Batista, em Bocaina e Vigário paroquial de Nossa Senhora Aparecida, em São Carlos.
Ocupou o cargo de coordenador de Região Pastoral e membro do Conselho de Presbíteros e do Colégio de Consultores (2017-2022), além de membro do Conselho de Formadores e membro da Comissão Diocesana para a proteção de menores e pessoas em situação de vulnerabilidade.
Dom Antonio também foi reitor do Seminário Propedêutico, do Seminário Diocesano de São Carlos e Pároco de São João Batista, no ano passado.
Em 21 de dezembro de 2022, recebeu a nomeação episcopal do Papa Francisco, como titular de Centenaria e auxiliar de Brasília. Em 25 de fevereiro de 2023 foi ordenado bispo na Catedral de São Carlos.