GPS Brasília comscore

Morre Vatanábio Brandão, homem de confiança de Roriz

Morreu, nesta quarta-feira (15), o ex-secretário de Trabalho do Distrito Federal **Vatanábio Brandão**, um dos mais próximos aliados do **ex-governador Joaquim Roriz** (1936-2018). Ele foi vítima de uma pneumonia.

“Vata”, como era conhecido no reduto rorizista, foi **um dos principais “coringas”** do primeiro escalão, por sempre ser acionado quando o então governador alimentava alguma preocupação sobre questões sensíveis do então governo.

Professor de formação, Vatanábio dispensou o prestígio com o ex-governador, que teve histórico de lançar nomes na política, para se dedicar à atuação nos bastidores e nas articulações políticas.

Além de secretário de Trabalho, **Vatanábio comandou a pasta de Coordenação das Administrações Regionais (Sucar)** e também a de Assuntos Sindicais. Foi administrador do Paranoá, de Planaltina – sua cidade de origem – e de Águas Claras. Foi condecorado com o título de Cidadão Honorário de Brasília.

Ao ser impedido de disputar o governo em 2010, pela Lei da Ficha Limpa, Roriz escalou Vatanábio para ajudar a coordenar a campanha da ex-primeira-dama Weslian Roriz ao governo, mas que acabou derrotada por Agnelo Queiroz (PT).

Em 2014, chegou a ser assessor de Liliane Roriz, filha do ex-governador, que havia assumido mandato como deputada distrital. Pediu o desligamento do cargo para tratar da própria saúde.

“_Meu pai era um homem de ideias e de trabalho. Dialogava longas horas com a família, com o pessoal do trabalho, com os amigos. Tinha uma voz forte, gostava de ouvir as histórias dos outros; e era sempre um prazer ouvir as suas. No tempo livre, que era pouco, criou muitos objetos para a família e para os amigos numa oficina que equipou ao longo dos anos no quintal de casa. Era talentoso também nisso. Generoso, compartilhou conosco histórias e experiências, mas também mesas e cadeiras que ele mesmo criava._”, disse ao **GPS** o filho, **Thiago Brandão**.

Vatanábio deixa a esposa, Cleide, os filhos Thiago e Raphael, além dos netos Francisco e Lívia.

A cerimônia de despedida está marcada para sexta-feira (16), das 9h às 15h, na **Igreja de São Sebastião**, a mais tradicional de Planaltina (DF). O sepultamento ocorre às 16h, no Cemitério de Planaltina.

* _A imagem de destaque foi reproduzida do blog Rádio Corredor, do jornalista Odir Ribeiro_

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.