A **governadora em exercício, Celina Leão (PP)**, revelou à coluna, na noite de segunda-feira (13), que vai retomar o **’Governo Itinerante’**, famoso projeto criado durante a gestão de **Joaquim Roriz** (1936-2018) para aproximar os serviços públicos das comunidades, principalmente das mais vulneráveis.
A princípio, a ideia da chefe interina do Palácio do Buriti é de que o programa permaneça, durante três dias, em cada região administrativa, mas esse planejamento pode ser adaptado a depender do tamanho da cada cidade.
A coordenação será da Secretaria de Justiça e Cidadania (Sejus), que criou o projeto ainda na gestão de Gustavo Rocha, em 2019, e servirá de modelo para o novo formato. O nome da nova versão do programa será GDF Mais Perto do Cidadão.
“_Nosso maior objetivo é aproximar da população os órgãos que prestam algum tipo de serviço público importante. Até então, a Secretaria de Justiça, comandada pela secretária Marcela Passamani, mantinha o ‘Sejus mais perto do Cidadão’. Agora, sob a coordenação da secretária Marcela, vamos ampliar ainda mais para oferecer todos os serviços, como ocorria na época do governador Roriz_”, disse ao **GPS**.
Ainda não há uma data determinada para a retomada da ação, mas Celina Leão pretende aprovar o calendário após o período de Carnaval.
A governadora planeja monitorar de perto para que a folia transcorra sem nenhum tipo de adversidade. Isso porque o governo decidiu entrar de cabeça na organização dos festejos deste ano, principalmente na questão de segurança.
**’Governo itinerante’**
Joaquim Roriz criou o projeto ‘Governo Itinerante’ na reta final do quarto mandato como governador do DF, quando Celina Leão ocupava a Secretaria da Juventude.
Na prática, o Executivo local instala estrutura provisória em algum endereço conhecido das cidades e, durante a permanência, oferece atendimento para a população em diversos órgãos públicos, como Detran, DER, Fazenda, Caesb, Novacap, Ouvidoria e até mesmo o gabinete da Governadoria, que agenda encontros com lideranças comunitárias.