Dirigida e protagonizada por Clayton Nascimento, a peça “Macacos” encerrará a programação do Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília em 2023. Ao retratar o episódio de racismo sofrido pelo ex-goleiro Aranha, chamado de “macaco” por torcedores rivais, a peça é uma das mais premiadas do teatro contemporâneo brasileiro. As apresentações serão realizadas no sábado (28) e domingo (29), às 18h, no Teatro do CCBB-Brasília.
No domingo, 29, o ator que está no elenco da novela “Fuzuê”, da TV Globo, conversa com o público às 15h30, no Teatro do CCBB, quando fará o lançamento em Brasília do livro “MACACOS: Monólogo em 9 episódios e 1 ato”, da Editora Cobogó. Pelo trabalho, que vem sendo construído ao longo de vários anos, Clayton Nascimento conquistou alguns dos mais importantes prêmios do teatro brasileiro.
Sobre a peça “Macacos”, ela debate e retrata o racismo e a violência no Brasil, trazendo à tona uma crítica ao xingamento que viralizou e tem sido a ofensa mais comum feita ao povo negro. Dessa forma, o espetáculo aborda a estruturação do racismo no Brasil e se coloca em cena a partir do relato de um homem negro em busca outros espaços para ocupar diante do adjetivo “macaco”.
A peça volta a episódios da História Geral do país, até chegar aos relatos e estatísticas das mães e famílias dos jovens negros presos ou executados pela polícia militar no Brasil de 150 até hoje. Trata-se de um trabalho que emociona e denuncia, com atuação potente e discurso vigoroso.
O 24º Cena Contemporânea – Festival Internacional de Teatro de Brasília tem curadoria e direção geral de Guilherme Reis e o patrocínio é do Banco do Brasil.
Serviço
Peça “Macacos”
Data: sábado (28) e domingo (29)
Horário: 18h
Local:Teatro do CCBB-Brasília
Ingressos podem ser adquiridos neste link.