O ano de 2023, mais especificamente outubro, traz consigo um marco especial para o Colégio Everest Brasília. Bilíngue e católica, com método de ensino internacional, a instituição de ensino comemora 10 anos de funcionamento neste ano. No Brasil, a marca tem mais de 30 anos de história e já formou mais de 5 mil alunos. Afiliada à rede Semper Altius, a escola atende alunos da educação infantil ao ensino médio, atraindo pais e alunos com o compromisso da excelência acadêmica e formação espiritual.
Com duas unidades em funcionamento – Kinder e High School, aberta em 2022, com turmas do ensino fundamental II ao médio – na QI 19 do Lago Sul, o Colégio prepara a abertura de mais uma unidade para 2024, que atenderá alunos até o 6º ano, marcando uma nova era na educação integral do Distrito Federal e um momento de expansão para a instituição.
“Para nós, é uma alegria imensa fazer parte da vida e da formação de tantos alunos ao longo dessa década de atuação”, comenta Tainah Nóbrega, diretora de admissão, comunicação e marketing. “Trabalhamos com um time empenhado na busca constante do que há de mais moderno nos métodos de ensino ao redor do mundo. Nossa atenção aos alunos, pais e responsáveis começa no processo personalizado de admissão e vai até a agenda movimentada de atividades extracurriculares, esportes e momentos para confraternizar em família”.
Formação internacional e acompanhamento pessoal
A ênfase na formação internacional e na excelência acadêmica estão entre os pilares principais do Colégio Everest Brasília. Baseado em padrões internacionais, a grade curricular proporciona aos alunos uma educação bilíngue de alta qualidade, com ensino integral opcional do Kinder 2 ao 4 e obrigatório a partir do Kinder 5. Até o Kinder 4, as aulas são ministradas exclusivamente em inglês. Depois passam a ser 50% em português, permitindo que os alunos se formem com dupla certificação.
A escola está empenhada em fornecer atenção personalizada, com uma equipe completa formada por coordenador, orientador de formação integral e psicológico para cada segmento. A partir do ensino fundamental II, tutores acompanham de perto o desenvolvimento de cada aluno. A atenção começa no processo de admissão, quando toda a proposta é apresentada para os pais e os alunos passam por uma prova antes de fechar a matrícula. O cuidado especial está não só no aprendizado, mas também na construção da inteligência emocional e até na saúde física.
O Colégio também enfatiza a importância da nutrição saudável em ambiente escolar e oferece instalações com o que há de mais moderno para atividades físicas, com incentivo ao esporte em todas as etapas, seja para o aluno ou para a própria família. A partir do ensino fundamental II, a grade curricular oferece matérias eletivas como terceiro idioma (o espanhol integra o currículo do fundamental II e se torna eletiva no ensino médio), circo, jogos e drama club, que trabalham as vocações e a veia artística dos alunos. Vale destacar que o ano letivo funciona de acordo com o calendário brasileiro.
Formação espiritual e valores sociais
A formação espiritual é um componente central da missão do Colégio Everest Brasília. A escola baseia-se em valores católicos, mas acolhe e respeita estudantes de todas as crenças. Desde a educação infantil até o ensino médio, os alunos participam de aulas especiais que os incentivam a impactar positivamente a comunidade por meio de pequenas ações. O currículo inclui também aulas dedicadas ao desenvolvimento do amor, virtudes e valores essenciais. Ainda no Kinder, os alunos já contam com as disciplinas ‘Desenvolvimento Pessoal e Social’ e ‘Virtudes’, onde o pilar gira em torno do ‘O eu, o outro e o nós’. Os alunos são formados no respeito, na caridade, igualdade, generosidade, nobreza, humildade e justiça com o intuito de promover a verdadeira felicidade no amor e na ajuda ao próximo.
O programa socioemocional conta com tutores a partir do 6° ano. As tutorias coletivas e individuais abordam temas relacionados ao crescimento pessoal, enquanto o tutor individual acompanha o aluno e o auxilia na resolução de questões pessoais
A instituição também promove eventos abertos ao público, quando os alunos têm a oportunidade de demonstrar iniciativas inovadoras e participar de ações de responsabilidade social, como campanhas de arrecadação de fundos para instituições de caridade. O Everest também atende, com bolsas de estudo, 220 alunos no Colégio Mão Amiga João Paulo II, localizado no Paranoá, e envolve os próprios estudantes em atividades inovadoras para beneficiar o projeto, como revitalização de quadra e pintura de paredes.
Preparação para o futuro
No Colégio Everest Brasília, a formação dos alunos não se restringe aos desafios acadêmicos, mas também para o futuro em geral. Diferentemente do que normalmente ocorre nas instituições de ensino do DF, com preparação voltada com maior ênfase para o vestibular da Universidade de Brasília, os alunos têm apoio individualizado para ingressar em qualquer instituição de ensino superior que desejarem, seja no Brasil ou no exterior.
“Em todos os casos que tivemos até hoje, o aluno que desejava ingressar em uma universidade específica, nacional ou internacional, conseguiu. Oferecemos programas de tutoria e testes vocacionais para orientá-los em todo o processo, incluindo a escolha do curso. Se o estudante quiser passar em universidades conceituadas como Harvard ou Yale, ele vai”, garante Tainah Nóbrega.
Ao longo da própria jornada acadêmica durante os anos de escola, os alunos também têm a oportunidade de fazer intercâmbio em mais de 5 escolas ao redor do mundo, de um mês a um ano, com métodos de ensino iguais ao Everest. O caminho inverso também acontece: o Colégio traz representantes de universidades internacionais para conversarem com os estudantes, para que eles conheçam mais sobre a metodologia de cada uma.
Expansão
O Colégio Everest continua a se destacar na busca pela excelência acadêmica, formação espiritual e desenvolvimento individual dos alunos, sendo uma referência na educação bilíngue e no trabalho com valores católicos em Brasília. A nova unidade na Asa Norte, com inauguração marcada para 2024, está com matrículas abertas para alunos de 2 anos de idade até o 6º ano, além de uma lista de espera para o 7º ano.
“Estamos animados para dar mais esse passo na linda trajetória que construímos até aqui e continuar formando cidadãos com ensino de qualidade”, celebra Tainah. Para os pais interessados, fica aqui uma boa notícia: matrículas realizadas até o dia 31 de outubro terão 15% de desconto nas anuidades escolares enquanto o aluno estiver matriculado no Everest Asa Norte.