GPS Brasília comscore

Gaza recebe 20 caminhões com comida

Caminhões com alimentos, água e medicamentos enviados como ajuda humanitária para a Faixa de Gaza atravessaram a fronteira do Egito na manhã deste sábado (21). Os veículos ficaram dias retidos no Egito e entraram por meio da fronteira de Rafah, após dias de disputas diplomáticas sobre as condições de entrega dos bens.

Rafah é a principal rota de entrada e saída da Faixa de Gaza não controlada por Israel e o foco dos esforços para entregar ajuda aos 2,3 milhões de residentes de Gaza. A passagem é a única aberta e centenas de caminhões aguardam para entrar, pois artigos essenciais estão perto do fim. A água enviada neste sábado, por exemplo, é suficiente para 22 mil pessoas, mas apenas para um dia de abastecimento.

 

Pelo X, antigo Twitter, o coordenador de Assuntos Humanitários da ONU, Martin Griffiths, disse que a precária situação humanitária em Gaza “atingiu níveis catastróficos” desde o início das hostilidades. “Estou confiante de que esta entrega será o início de um esforço sustentável para fornecer suprimentos essenciais – incluindo alimentos, água, medicamentos e combustível – ao povo de Gaza, de forma segura, confiável, incondicional e desimpedida”, disse, na postagem.

O gerente do Crescente Vermelho do Qatar, Ahmad Nassar, que está em Gaza, disse que apenas 20 caminhões foram autorizados a entrar. “Hoje recebemos cerca de 20 caminhões de ajuda. Este número não é de forma alguma suficiente para cobrir a necessidade humanitária em Gaza, uma vez que a deterioração das condições exige muito mais do que ajuda. É necessário o fim da agressão a Gaza, depois a reconstrução e a elevação da situação humanitária da população.”

O diretor-geral da Organização Mundial da Saúde (OMS) também anunciou que os suprimentos médicos da agência cruzaram a fronteira “mas as necessidades são muito maiores”. Também em postagem no X, o chefe da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, enfatizou a necessidade de passagem segura dos comboios adicionais, proteção de todos os trabalhadores humanitários e acesso sustentado à ajuda de saúde.

Os militares israelitas disseram que a ajuda humanitária iria apenas para as zonas do sul do enclave, onde os civis palestinos foram forçados a se reunir para evitar os combates de Israel com o Hamas. Israel impôs um bloqueio total, interrompendo a entrada de água, comida, combustível e eletricidade, e lançou ataques aéreos contra Gaza em resposta a um ataque mortal em solo israelense pelo grupo palestino Hamas em 7 de outubro. (Com agências internacionais)

Veja também

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.