Os deputados federais e senadores eleitos em outubro tomam posse, nesta quarta-feira (1º), em Brasília. As cerimônias estão marcadas para terem início às 10h. Apenas pessoas credenciadas terão acesso ao Congresso Nacional.
Cada parlamentar eleito terá direito a quatro convidados para acompanhar a cerimônia. Um forte esquema de segurança foi preparado para monitorar a abertura do ano do Legislativo federal.
O acesso à Esplanada dos Ministérios e à Praça dos Três Poderes está bloqueado. Apenas veículos autorizados poderão passar pelas barreiras das forças policiais.
Mesa Diretora
Após a solenidade formal de posse dos 27 novos senadores e 513 deputados federais, os parlamentares escolhem o novo comando das duas Casas.
Na Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL) é o franco favorito a continuar na presidência dos trabalhos.
No Senado, o cenário é mais indefinido. Atual presidente, Rodrigo Pacheco (PSD-MG) tenta permanecer na cadeira, mas a candidatura de Rogério Marinho (PL-RN) tem ameaçado os planos do mineiro.
Embora Pacheco calcule uma boa base de apoio, Marinho atraiu apoio do próprio partido, o PL, além do Republicanos e até mesmo de senadores do PSD, partido do atual presidente.