GPS Brasília comscore

Protocolo vai conduzir segurança das posses no Congresso

Interventor federal prepara plano operacional para a chegada dos novos parlamentares no Legislativo

Compartilhe:

A **presidente da Comissão de Segurança da Câmara Legislativa (CLDF), deputada Jane Klébia (Agir), informou, nesta segunda-feira, que um plano operacional está sendo elaborado para conduzir a segurança de deputados e senadores durante a posse da nova legislatura** no Congresso Nacional, marcada para o dia 1º de fevereiro.

A declaração ocorreu após reunião com o interventor federal, Ricardo Capelli, no Ministério da Justiça. O encontro ocorreu após solicitação da comissão parlamentar.

“_Fomos informados de que a intervenção deverá prosseguir até a próxima terça-feira (31). E, entre as providências que estão sendo tomadas, encontram-se novos protocolos de segurança para a posse dos congressistas e a eleição das mesas diretoras das Casas do Congresso Nacional_”, relatou a deputada.

Segundo ela, outro ponto discutido foi a necessidade de individualizar a participação de policiais do DF e dos manifestantes nas ações do dia 8 de janeiro.

“_Constatamos que essa preocupação já existia. Fomos informados que os inquéritos dentro das corporações já seguem essa diretriz_”, observou a deputada. “Cada um que assuma o que fez”, defendeu.

Também participaram da reunião com Ricardo Cappelli, o deputado Hermeto (MDB), Dayse Amarilio (PSB), Eduardo Pedrosa (Uniãol), Gabriel Magno (PT), Paula Belmonte (Cidadania) e Ricardo Vale (PT), que também é vice-presidente da Câmara Legislativa do DF.