GPS Brasília comscore

Vídeo: Impeachment só será avaliado após CPI, diz presidente da CLDF

_Com Jorge Eduardo Antunes_

O presidente da Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF), **deputado Wellington Luiz (MDB), afirmou que só analisará a viabilidade dos pedidos de impeachment feitos pela oposição contra o governador Ibaneis Rocha (MDB) após o fim dos trabalhos da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI)** instalada para investigar os atos terroristas ocorridos em Brasília e que deve durar minimamente 180 dias.

“_Nós temos que avaliar o grau de admissibilidade de cada um deles e a e as questões jurídicas. Isso nós vamos fazer. Nós temos uma CPI assinada por todos os deputados. Após essa análise, talvez a gente possa avançar para isso. Mas, no primeiro momento, é a CPI que irá apurar os fatos pra que a gente possa então alcançar as pessoas_”, disse.

**Em [entrevista exclusiva ao GPS|Podcasting](https://www.youtube.com/watch?v=Rwn8bLuKmIU&embeds_euri=https%3A%2F%2Fgpslifetime.com.br%2F&source_ve_path=MjM4NTE&feature=emb_title)**, o emedebista argumentou que, com o resultado das apurações do grupo, será possível apontar responsáveis pela manifestação que acabou virando um verdadeiro vandalismo generalizado e que resultou na destruição parcial das sedes dos Três Poderes da República.

“_Eu já vivi outros momentos muitos sérios, mas nenhum com o grau de complexidade e de importância como essa, porque eu acho que o Brasil foi ferido de morte naquilo que é mais importante, que é a sua democracia. Portanto, todos os parlamentares, de forma unânime, entendem que isso deve ter sido apurado e a resposta deve ser dada à sociedade_”, disse chefe do Legislativo distrital.

Wellington **foi contundente na defesa do correligionário, que foi afastado do Palácio do Buriti** por decisão do ministro Alexandre de Moraes – e referendada pela maioria do Supremo Tribunal Federal (STF).

Segundo o deputado, embora respeite o entendimento da Suprema Corte, ele acredita que a penalidade imputada a Ibaneis foi “_desproporcional_”, sem que sua defesa pudesse ter sido levada em conta.

“_Com todo respeito à decisão do STF, e sem querer individualizar, mas eu acho que foi desproporcional aquela medida. Nós temos um governador eleito no primeiro turno, ele é o primeiro da história e acabou sendo afastado. Acho que precisa sim avaliar o que que aconteceu, volto a dizer, individualizar as condutas de cada um, inclusive do Poder Público. Mas, no meu entendimento ,houve uma premeditação, ou seja, nós já condenamos mesmo antes de de apurar o que de fato aconteceu_”, disse.

![GPS|Podcasting com Wellington Luiz foi comandado pelos jornalistas Jorge Eduardo e Caio Barbieri](https://gpslifetime.blob.core.windows.net/medias/landing-page/wellington_luiz_3_8261875f47.png)

**Celina**

Durante a conversa, Wellington Luiz elogiou a conduta da governadora em exercício, Celina Leão (PP), ao pontuar sua lealdade com o governador afastado. “_Ela está governando e o governador está tranquilo_”, sustentou.

Mesmo sem querer apontar possíveis responsáveis sobre as destruições na capital da República, o presidente da Câmara Legislativa não poupou o então secretário de Segurança, Anderson Torres, que acabou preso por determinação do STF.

“_Na minha opinião, quando você assume uma pasta dessa importância e num momento como esse, cabe a você estar aqui na hora de assumir. É um colega nosso, é oriundo da Polícia Civil, então é lamentável. Acho que uma decisão como essa foi equivocada. Quando assumimos aqui o Legislativo, nós estávamos aqui inclusive convocando os deputados, porque nós entendemos que esse é o papel. Se você não quer fazer isso, então não assuma_”, disse.

Veja abaixo o bate-papo completo com Wellington Luiz nas plataformas do GPS Lifetime:

**[YouTube](https://www.youtube.com/@GPSTVBrasil)**

**[Spotify](https://open.spotify.com/show/2jXqnq33Z6k28qftj8S0Zk?si=c8e5d4e068474d07)**

Veja também

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

Com foco na nova geração, a marca aposta em comunicação …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.