Uma delegada assumirá o segundo posto mais importante da Polícia Civil do Distrito Federal (PCDF). Viviane da Cunha Bonato é a primeira mulher a ocupar a chefia de gabinete da Direção-Geral da instituição.
Para se ter ideia da importância do cargo, o atual delegado-geral, José Werick Carvalho, ocupava a função antes da exoneração do então antecessor, Robson Cândido, que foi exonerado após questões pessoais.
A escolha feita pelo diretor José Werick tem um motivo: a delegada é exemplar na trajetória profissional, sendo, inclusive, responsável por coordenar e implementar os núcleos de defesa das mulheres nas delegacias do Distrito Federal.
Conhecido na Polícia Civil por defender equidade, a aposta interna é que José Werick faça uma gestão de valorização de integrantes experientes da instituição, com um olhar voltado, especialmente, para a igualdade profissional entre mulheres e homens.
Antes da delegada Viviane Bonato ser escolhida para integrar a direção da PCDF, durante o governo de Agnelo Queiroz (PT), em 2011, a delegada Mailine Alvarenga assumiu o comando da entidade.
Contudo, desde então, com exceção de cadeiras inferiores, nenhuma outra mulher havia sido alçada a postos de maior relevância dentro do comando da Polícia Civil.