O Aeroporto de Brasília informou, nesta terça-feira (17), que 13,4 milhões de passageiros passaram pelo terminal no ano passado.
De acordo com a Inframérica, empresa que administra o local, foram mais de 126 mil pousos e decolagens apenas em 2022.
O número representa aumento de 28% na movimentação de pessoas se comparado com 2021. Contudo, o fluxo de pessoas ainda é 19% menor que o registrado em 2019, antes da pandemia.
O resultado coloca o terminal brasiliense como o 3º aeroporto mais movimentado do país, ficando atrás apenas dos dois maiores aeroportos paulistas.
O Aeroporto de Brasília também se consolidou como um dos maiores centros de conexão de voos domésticos do país. Atualmente o aeroporto atende 45 cidades brasileiras.
“_Fortificamos Brasília como um hub da Gol e da Latam. Somos o único terminal aéreo com ligação para todas as capitais do Brasil, possibilitando além do acesso aos principais centros urbanos, uma conexão e integração com o interior_”, explicou Juan Djedjeian, vice-presidente da Inframerica.
De acordo com a Inframérica, três destinos foram retomados e, com isso, o crescimento no número de passageiros foi 350% maior que 2021.
O tráfego aéreo internacional foi de 2.844 pousos e decolagens e o fluxo internacional de passageiros entre embarques e desembarques para o exterior foi de 407.067 pessoas.
Atualmente, os passageiros podem voar direto da capital federal para seis destinos: Lisboa com a TAP, Panamá pela Copa Airlines, Cancún, Miami e Orlando com a GOL e Buenos Aires pela Aerolíneas Argentinas.
Em março deste ano a Latam voltará a operar o destino direto para Lima no Peru.