Referência de ensino na capital paulistana, o Liceu de Artes e Ofícios comemora seus 150 anos com uma exposição retrospectiva, que mistura momentos históricos da instituição com a formação industrial de SP, além de rever décadas de pioneirismo.
A mostra exibe como a instituição conseguiu unir práticas pedagógicas com saberes manuais, tornando-se referência no mobiliário brasileiro com peças feitas a partir de experiências coletivas derivadas do Arts & Crafts, movimento de William Morris.
Com curadoria do arquiteto e professor Guilherme Wisnik, a exposição é dividida em três eixos. O primeiro deles traz o contexto urbanístico e social da cidade de São Paulo no ano de 1873.
No segundo núcleo, ao focar nas atividades para a produção industrial, com início na gestão de Ramos de Azevedo, a exposição mostra como o Liceu incorporou em suas oficinas o método do trabalho coletivo.
Peças históricas compõem o terceiro e principal núcleo da mostra, conjuntos clássicos, como o mobiliário Savonarola, vão ser apresentados ao lado de itens modernistas, como o mobiliário da década de 1950.
Uma parceria longeva do Liceu com a Galeria Teo apresenta peças construídas a partir de madeiras nobres, como imbuia e jacarandá, destacando os detalhes da construção em detrimento do ornamento.
Por meio de praticáveis coloridos com tons berrantes de textura lisa, os móveis ficarão suspensos para que os visitantes possam observar aspectos minuciosos dos objetos. Segundo Kiko Farkas, responsável pela expografia, a ambientação foi um tema discutido desde a concepção da mostra, com o objetivo de tornar o percurso mais dinâmico e interativo.
Serviço
Oficina+ Escola Liceu de Artes e Ofícios de São Paulo Mobiliário Atemporal
Data: até 17 de fevereiro
Local: Centro Cultural Liceu de Artes e Ofícios
Endereço: R. Cantareira, 1351 – Luz, São Paulo – SP
Visitação: Terça a sábado, 12h às 17h – domingos (para grupos previamente agendados)
Entrada: Gratuita
Contato: (11) 2155-3300