GPS Brasília comscore

Após atos terroristas, presidente Lula decreta intervenção na segurança do DF

**O presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT), decretou há pouco a intervenção federal na segurança pública do Distrito Federal**, após os atos terroristas realizados neste domingo (8). Ele deixou agenda em Araraquara-SP logo após as primeiras imagens do vandalismo.

O presidente disse que houve “_incompetência, má vontade ou má-fé_” da área de segurança, que era comandada por Anderson Torres, ex-ministro da Justiça de Bolsonaro. **O governador Ibaneis Rocha já havia exonerado o secretário mais cedo**.

“_Quem tem que fazer a segurança do DF é a Polícia Militar do Distrito Federal. Houve incompetência, omissão, mitigação ou má fé de quem deveria cuidar dessa situação. É preciso responsabilizar para que ninguém mais ouse repetir o que aconteceu hoje_”, disse.

A intervenção valerá, a princípio, até o próximo dia 31 de janeiro. **Ricardo Capelli, secretário-executivo do Mininistério da Justiça, será o interventor.** O presidente voltou para Brasília, onde visitou e testemunhou os estragos nas sedes dos Três Poderes. Lula também afirmou que mandou investigar quem são os empresários que estão financiando os atos antidemocráticos.

**Segundo o presidente, Capelli vai exercer controle de todos os órgãos distritais de segurança do GDF e poderá requisitar recursos financeiros, estruturais, humanos e tecnológicos do Governo do Distrito Federal**. Além disso, o interventor poderá requisitar quaisquer órgãos, civis e militares, do governo federal, para alcançar os objetivos da intervenção. **”O objetivo da intervenção é pôr termo a grave comprometimento da ordem pública no Estado do Distrito Federal, marcada por atos de violência”, diz o decreto**.

**”Fascistas invadiram a sede do governo”**

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou que houve falta de segurança nos atos que culminaram com a invasão e depredação da sede dos Três Poderes – e disse que todas as pessoas envolvidas serão “encontradas e punidas”.

**”Vocês acompanharam a barbárie que aconteceu em Brasília. Pessoas que chamamos de fascistas, de tudo que é abominado na política, invadiram a sede do governo, do Congresso e da Supremo Corte. Vândalos que destruíram tudo que viram pela frente**” disse. **Lula afirmou que a democracia garante o direito de livre expressão, mas também exige que todos respeitem as instituições**.

**Danos ao patrimônio público**

O Ministério da Gestão e Inovação, comandado por Esther Dweck, informou que fará um levantamento dos danos causados ao patrimônio público para “buscar” ressarcimento junto aos responsáveis. **”O Ministério da Gestão e Inovação em Serviços Públicos lamenta os atos antidemocráticos ocorridos neste domingo (8) na capital federal e informa que irá fazer um levantamento dos danos ao patrimônio público para buscar ressarcimento junto aos responsáveis”**, afirmou o ministério em nota, apontando que os prédios públicos são patrimônio de toda a população e que atos criminosos de depredação atingem toda a sociedade “e não serão tolerados”.

**O cenário na Praça dos Três Poderes é de destruição**. Imagens apontam que **extremistas que invadiram o Congresso, o Palácio do Planalto e o Supremo Tribunal Federal (STF) saquearam itens nos prédios e vandalizaram o interior desses prédios**. (com Agência Estado)

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

 Iniciar uma trajetória em direção a um estilo de vida …

Disponível no Amazon Prime Video, o filme sobre o Bvlgari …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.