De acordo com a Lyst Index, que classifica as vinte marcas do momento trimestralmente, a Miu Miu é a número um, pela primeira vez. Os fatores principais para a label italiana saltar do quarto para o primeiro lugar foram o lançamento da coleção em parceria com a Church’s, o evento Miu Miu Summer Club em Malibu, e o início do Miu Miu Women’s Tales Committee (uma série de curtas-metragens produzidas por um grupo de ilustres líderes do mundo do cinema).
Conseguimos perceber o efeito Miu Miu nas passarelas da temporada primavera-verão 2024, com cardigãs cropped, calcinhas, sobreposições e sapatilhas dominando as coleções para a próxima estação quente. Após o desfile outono-inverno 2023, as pesquisas por cardigãs (um dos carros-chefe da passarela) aumentaram 44%.
Nas outras posições da lista, temos Loewe, Prada, Bottega Veneta e Versace, respectivamente. A Loewe, que ocupava o primeiro lugar no ranking anterior, caiu para segunda posição, continuando relevante por motivos como o lançamento da campanha de outono-inverno 2023 com Taylor Russell, Tang Wei e Jamie Dornan, a nova bolsa Squeeze e a nomeação de Yang Mi como embaixadora global da marca.
A Prada caiu da segunda para a terceira posição, mas manteve-se em destaque pela décima edição do Prada Mode em Seul, a colaboração com quiosques de flores para a campanha de outono-inverno 2023 e o lançamento da shoulder bag Arqué.
Bottega Veneta, marca dirigida por Matthieu Blazy, subiu do quinto para o quarto lugar do ranking devido ao lançamento do tênis Orbit, apoio ao novo projeto de publicações de arte Magma e desfile da coleção primavera-verão 2024 em Milão.
Já a Versace caiu duas posições na lista (antes ocupava o terceiro lugar, agora, quinto). O blackout na conta do Instagram da marca para o lançamento da coleção outono-inverno 2023, o novo modelo da bolsa Greca Goddess e o patrocínio aos The Albies em parceria com a The Clooney Foundation deixaram a marca entre as cinco mais relevantes do momento.
Entre os vinte lugares, outras marcas que chamam atenção são a Jacquemus (9º) e Ferragamo (20º). A label homônima de Simon Porte Jacquemus subiu seis posições, tendo seu melhor lugar no ranking até então. As buscas pela Jacquemus cresceram 17% nesse último trimestre, e motivos relevantes para sua classificação foram as campanhas de marketing virais usando inteligência artificial (bolsas Le Bambino gigantes como ônibus, por exemplo) e a criação de um figurino para Beyoncé usar na Reinassance World Tour.
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Ferragamo estreou na lista das marcas mais quentes do momento, em 20ª posição. A nomeação de Jeno como embaixador da marca na Coreia do Sul, o lançamento da campanha de outono-inverno 2023, New Renaissance, e a indicação do diretor criativo Maximilian Davis para o prêmio de designer do ano pelo British Fashion Council foram algumas das razões para a label aparecer na lista pela primeira vez.
A seguir, confira o ranking completo:
- Miu Miu
- Loewe
- Prada
- Bottega Veneta
- Versace
- Saint Laurent
- Moncler
- Valentino
- Jacquemus
- Burberry
- Diesel
- Gucci
- Dior
- Balenciaga
- Dolce & Gabbana
- Louis Vuitton
- Skims
- Fendi
- JW Anderson
- Ferragamo