GPS Brasília comscore

Buriti estima que pelo menos 16 brasilienses esperam repatriação em Israel

O Palácio do Buriti confirmou, nesta terça-feira (10), que pelo menos 16 brasilienses estão entre os inscritos na lista criada pelo Ministério de Relações Exteriores (MRE) com objetivo de repatriação após ataques terroristas em Israel e na Faixa de Gaza.

O número de moradores do Distrito Federal, contudo, ainda não é oficial, uma vez que a lista é atualizada sistematicamente, conforme explicou ao GPS|Brasília o secretário de Relações Internacionais, Paco Britto. 

“O Itamaraty nos informou que cerca de 100 passageiros vão descer no Distrito Federal no avião que deve chegar na quarta-feira (11) para que, daqui, sigam para suas cidades de origem. Informalmente, nos informaram que são por volta de 16 moradores do Distrito Federal tentando retornar para Brasília”, explicou.

O governo brasileiro estima que cerca de 2,5 mil nativos estejam aguardando a autorização para o retorno imediato ao Brasil. Os que estão na Faixa de Gaza precisam ser evacuados por terra até o Egito, de onde partirão também de voo comercial para o Brasil.

“Nós estamos em contato diuturnamente com o Itamaraty para levar informações mais realistas possíveis e recentes para as  famílias, a fim de tranquiliza-las. O GDF se solidariza com todos os familiares de turistas que enfrentam essa crise sem igual”, enfatizou.

Em nota, o Itamaraty confirmou que “não dispõe de dados desagregados por Unidade Federativa de origem dos nacionais brasileiros”.

Ataques

Os brasileiros estavam em viagem a Israel e localidades próximas quando presenciaram o início dos ataques terroristas do grupo armado Hamas, no último sábado (7).

Para o retorno, a Embaixada brasileira em Tel Aviv continua recebendo, por meio de formulário “online”,  os dados de brasileiros interessados na repatriação, mas com lista de prioridades.

“O Ministério das Relações Exteriores reitera a orientação no sentido de todos os nacionais que possuam passagens aéreas, ou condições de adquiri-las, embarquem em voos comerciais a partir do aeroporto Ben-Gurion, que continua a operar”, frisou.

Nesta terça-feira, decolou de Tel Aviv o primeiro voo de repatriação de nacionais brasileiros, que deverá pousar em Brasília no início da madrugada de quarta-feira.  A primeira aeronave teve capacidade para 211 passageiros. Estão previstos mais cinco voos até o próximo domingo, 15 de outubro.

De acordo com o Itamaraty, “o Escritório de Representação em Ramalá segue em contato com os brasileiros na Faixa de Gaza e com as autoridades responsáveis na região. A Embaixada do Brasil no Cairo, por sua vez, segue em contato com as autoridades egípcias para verificar a viabilidade da passagem segura para o Egito dos nacionais interessados em serem retirados da Faixa de Gaza. O governo brasileiro reitera sua recomendação de se evitar quaisquer deslocamentos não essenciais para a região.”, sublinhou.

 

 
 
 
 
 
Ver essa foto no Instagram
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

Uma publicação compartilhada por Força Aérea Brasileira 🇧🇷 (@fab_oficial)

 

Veja também

A vida é como uma travessia no mar: serena no …

Doença comum após os 45 anos pode evoluir rapidamente e …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.