O governador de Santa Catarina, Jorginho Mello (PL), anunciou, neste domingo (8), medida para mitigar os riscos de inundações na região de Blumenau (SC).
Segundo ele, após intenso trabalho e diálogo, foi concluído o fechamento das comportas de José Boiteux, um sistema essencial para o controle do volume do rio Itajaí-Açu.
“Depois de muito trabalho e diálogo, fechamos as comportas de José Boiteux. Conseguimos reconstruir o sistema, depredado por uma minoria de insatisfeitos, e garantir a retenção de água que iria toda para Blumenau e região. Infelizmente, chove sem parar e maiores danos não estão descartados. Pedimos máxima atenção. Enquanto isso, vamos trabalhando aqui dia e noite para garantir a proteção de todos. Que Deus nos ajude!”
O sistema de comportas em José Boiteux havia sido danificado por ações de vandalismo de uma minoria, o que representava um risco iminente de enchentes na cidade de Blumenau e regiões adjacentes. O fato suspendeu inclusive a OktoberFest, tradicional evento da região.
Segundo Mello, a decisão possibilitará a redução de aproximadamente dois metros no volume do rio Itajaí-Açu, contribuindo para minimizar o potencial de inundações e prevenir danos materiais e humanos.
No entanto, diz o governador do PL, o estado de alerta persiste, uma vez que as chuvas continuam de forma intensa, e novos incidentes não podem ser descartados.
O governador Mello aproveitou a oportunidade para pedir à população que permaneça atenta e siga as orientações das autoridades locais.