GPS Brasília comscore

Deputada quer responsabilizar referência favorável à ditadura e à escravidão

Um **projeto de lei apresentado pela deputada federal Talíria Petrone (PSol-RJ) propõe alterar o Código Penal para tratar como crimes atos que fazem referência à ditadura e à escravidão**.

A proposta é inspirada na “Ley 20/2022, de Memoria Democrática”, aprovada na Espanha, e **tenta proibir atos públicos atentatórios à memória democrática e à luta contra a escravidão**.

De acordo com o texto, **os autores de tais atos cumprirão penas restritivas de direito, incluindo participar de formação sobre o tema**.

Na Espanha, a Lei foi aprovada em outubro deste ano e regulamenta o combate a manifestações favoráveis a regimes autoritários e ditatoriais.

“_É fundamental que a exaltação de determinados eventos históricos e seus personagens não sejam admissíveis, pois tratam-se de crimes estatais que extrapolam o que é legal e o que é tolerável para essa sociedade_”, destacou a parlamentar.

Veja também

Além de seu reconhecimento como uma condição de alto risco, …

A “psicopatia” é frequentemente associada a comportamentos antissociais e violentos, …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 40

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI