GPS Brasília comscore

Documentário sobre Movimento LGBTI+ estreia no Cine Brasília

Chamado de **“Quando ousamos existir – Uma história do Movimento LGBTI+ brasileiro”, o longa-metragem que traz a visão de ativistas das décadas de 70 e 80 sobre história do movimento**, será exibido na próxima terça-feira (20), às 20h, no Cine Brasília.

O evento de estreia é uma realização do Centro Brasiliense de Direitos Humanos (CentroDH), e **integra a programação de atividades realizadas pelo projeto Parada do Orgulho LGBTS de Taguatinga**, que terá parceria da Secretaria de Cultura e a Cooperativa Central Base de Apoio do Sistema Ecosol no DF.

Após a exibição, terá u**ma roda de conversas com os diretores do filme e ativistas do DF**. A mostra conta com a colaboração do Centro João Antônio Mascarenhas, da Universidade Federal de Pelotas, da Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Espírito Santo e do Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ do Rio de Janeiro.

O roteiro e a direção de Cláudio Nascimento e Marcio Caetano aborda, p**or meio de entrevistas, as trajetórias históricas do Movimento Social LGBTI+, desde sua emergência em plena ditadura militar até a participação nos debates da Constituinte**.

“_’Quando ousamos existir’ é o retrato que a sociedade precisa relembrar, para não repetir as mesmas violências e violações que a população LGBTI+ foi submetida nos períodos mais duros e longos da humanidade. Os exemplos de vida e caminhada da primeira geração do movimento LGBTI+ nos convoca a continuar na luta por um país livre da LGBTIfobia e do ódio. Nunca foi tão necessário reviver essas histórias que nos convocam através do seu pioneirismo_”, afirmou Michel Platini, ativista LGBTI+ e coordenador-geral da Parada do Orgulho LGBTI+ de Taguatinga e também presidente do CentroDH.

O **longa foi gravado entre 2017 e 2019 com ativistas que atuaram nos estados do Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Pernambuco, Bahia, São Paulo, Sergipe e Ceará**, nas décadas de 1970 e 80. Entre idas e vindas pelas estradas desse imenso país, reencontraram-se algumas das memórias em defesa da democracia e cidadania LGBTI+.

A produção é uma iniciativa universitária e ativista, sem fins lucrativos e a realização é do Centro de Memória João Antônio Mascarenhas, vinculado à Universidade Federal de Pelotas, Universidade Federal do Rio Grande, Universidade Federal do Espírito Santo e Grupo Arco-Íris de Cidadania LGBTI+ do Rio de Janeiro.

_Serviço:_
**Quando ousamos existir**
Exibição do documentário e roda de conversa com seus diretores e ativistas convidados
Data:** 20/12 (Terça-feira) às 19h30**
Local: **Cine Brasília** – SHCS EQS 106/107 – Brasília, DF.

Veja também

A diversidade do Brasil impulsiona o turismo de luxo, com …

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.