GPS Brasília comscore

CMEC firma parcerias para fortalecer empreendedorismo feminino

Em uma iniciativa idealizada para fomentar a presença feminina no mundo do empreendedorismo, o Conselho da Mulher Empreendedora e Cultura (CMEC) da Confederação das Associações Comerciais e Empresariais do Brasil (CACB) firmou acordos de cooperação com três entidades: Uber, Meta e Associação Brasileira de Franchising (ABF). As conquistas foram celebradas em um jantar na noite desta terça-feira (3), que contou com a presença de empresárias e autoridades femininas, na sede da Frente Parlamentar do Empreendedorismo.

 O acordo com a ABF propõe ampliar o acesso de mulheres a conhecimentos e capacitação em franquias por todo o Brasil. A associação também oferece cursos e palestras que orientam donos de pequenos negócios a divulgar seus empreendimentos nas redes sociais. De acordo com o Portal do Franchising, 48% das pessoas que buscam uma franquia são mulheres, mas apenas 19% desse tipo de negócio são gerenciados por elas.

“Hoje, também assinamos um acordo com a Uber para oferecer mais oportunidades de emprego às mulheres”, destacou a presidente do CMEC, Ana Claudia Badra Cotait. Ela também anunciou a parceria para fomentar a colocação das mulheres empreendedoras com a Meta, empresa que incorpora aplicativos como WhatsApp, Instagram e Facebook. A companhia já capacitou milhares de mulheres ao redor do mundo e segue com programas para impulsionar negócios. “Oferecemos todas as condições para a mulher se aperfeiçoar no digital”, acrescentou a líder de políticas públicas da Meta, Kaliana Kalache.

Kaliana Kalache, líder de políticas públicas da META

Kaliana Kalache, líder de políticas públicas da Meta

Para Margarete Coelho, diretora de administração e finanças do Sebrae, apoiar as mulheres na perpetuação do empreendedorismo é fundamental, inclusive, valorizando as micro e pequenas empresas que geram emprego e renda. “Criar boas ideias e depois disseminá-las é o papel das mulheres”, disse

Presidente da Frente Parlamentar do Empreendedorismo (FPE), o deputado Federal Joaquim Passarinho (PL-PA) enfatiza que a coordenação feminina criada dentro da rente parlamentar, comandada pela deputada Soraya Santos (PL-RJ),  tem como proposta dar visibilidade à pauta da mulher empreendedora, sobretudo, na área da beleza. Ele também afirma que o espaço da Frente Parlamentar está à disposição para debates que fortaleçam as mulheres. “Aqui é a casa do empreendedorismo. Aqui, não discutimos política partidária”, diz.

A ministra da mulher, Cida Gonçalves, reforçou o apoio ao grupo e lembrou de parceria já firmada com o CMEC. “Nós estamos lutando para estarmos onde quisermos”, disse, ao se referir ao papel da mulher na sociedade e ao acordo celebrado entre o ministério e o grupo empresarial de cooperação mútua.

Uma das empresárias presentes à mesa, a fundadora do IESB, professora Eda Machado, falou sobre a determinação de ser uma empreendedora mulher. “Como mulheres, podemos querer mudar o mundo e nos unirmos com propósito de mudar o mundo”, disse. Já a sócia-fundadora do Sabin Medicina Diagnóstica, Sandra Costa, compartilhou a origem de seu negócio. “Somos uma empresa de saúde formada por duas mulheres”, contou. 

Veja as fotos do evento:

03.10 CMEC_Jantar @fercoutinho #shakeit-09

Lucia Andrade, conselheira de Porto Alegre; Marisol de Oliveira, conselheira do Paranpá; Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC; e Paola Batistela, presidente da Faciap Mulher

CMEC_20

Kaliana Kalache, líder de políticas públicas da META; deputado Joaquim Passarinho; Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres; Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC; Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; e Ilana Trombka, diretora-geral do Senado Federal

Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Ivani Boscolo, vice-presidente do CMEC; e Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC

Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Ivani Boscolo, vice-presidente do CMEC; e Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF; Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC; e Sandra Costa, sócia-fundadora do Sabin Medicina Diagnóstica.

Marcela Passamani, secretária de Justiça e Cidadania do DF; Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Ana Claudia Badra Cotait, presidente do CMEC; e Sandra Costa, sócia-fundadora do Sabin Medicina Diagnóstica

Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Simone Gonçalves, conselheira do Espírito Santo; e Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres.

Aparecida Gonçalves, ministra das Mulheres; Simone Gonçalves, conselheira do Espírito Santo; e Rosane da Silva, secretária nacional de Autonomia Econômica e Política de Cuidados do Ministério das Mulheres.

 

Veja também

Insistimos em tratar a obesidade com discursos moralizantes, achacando o …

Confira, na íntegra, a entrevista do artista à radio francesa

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.