Inspirado no universo literário no livro Cem anos de solidão, de Gabriel Garcia Márquéz – Gabo, a peça Panapaná, Flores e Escorpiões estreia na terça-feira, 4. O espetáculo será exibido na galeria de Aquário do Espaço Cultural Renato Russo (508 Sul), às 20h. A apresentação também ocorre nos dias 05, 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de julho, no mesmo horário. A entrada é gratuita e os ingressos serão disponibilizados uma hora antes do espetáculo.
Sob direção de Fernando Guimarães, a peça ao retratar o livro traz elementos simbólicos e estruturais do pensamento de uma sociedade, entre eles, conformismo, imobilismo social e o modo de percepção do tempo. Nas palavras de Gabriel Garcia Márquez, “apesar da opressão, do saque e abandono, respondemos com vida. Nem enchentes, nem pragas, nem fome nem cataclismos, nem mesmo as eternas guerras, séculos após séculos, foram capazes de subjugar a persistente vantagem que a vida tem sobre a morte.”
“Nós não pertencemos a lugar nenhum enquanto não temos um morto debaixo da terra deste lugar. Úrsula replicou com suave firmeza: pois se for preciso que eu morra para que este seja o nosso lugar, eu morro”, diz o diálogo de um dos personagens.
Serviço
Panapaná, escorpiões e flores
Local: Galeria de Aquário (andar superior), do Espaço Cultural Renato Russo – 508 Sul
Dias: 04, 05, 07, 08, 09, 14, 15 e 16 de julho, às 20h.
Entrada franca: Retirada de ingressos 1 hora antes do espetáculo (sujeito a lotação)
Classificação indicativa: 16