GPS Brasília comscore

Filme “Dançando no Silêncio” é coreografado por dançarina de Beyoncé

Distribuído pela Pandora Filmes, o longametragem “Dançando no Silêncio” estreia nesta quinta-feira, 4, nas telinhas do cinema. Dirigido pela franco-argelina Mounia Meddou, a narrativa conta a história de Houria, uma jovem que sonha ser bailarina, mas passa por uma agressão, que muda toda a sua perspectiva sobre o movimento, o som e a dança.

 

As coreografas do elenco são de Hajiba Fahmy, que já dançou com Beyoncé em diversos shows da cantora. E essa foi uma das partes mais desafiadoras do filme. A dançarina junto com o consultor de língua de sinais, Antoine Valette, e os compositores Yasmine Meddour e Maxence Dussere, contam que pelas coreografias serem parte central do filme, precisavam ser “poderosa e libertadora”

 

WhatsApp-Image-2023-03-30-at-10.58.07.jpeg

 

“Gosto de filmar os meus personagens o mais próximo possível dos corpos, da pele, do movimento. Na encenação deste filme, questionei muito sobre como filmar a dança e que escolhas fazer. Quando você filma dança, você tem que aceitar perder alguma coisa. Para mim, era absolutamente necessário evitar a captura e privilegiar os corpos, os movimentos, uma expressão, um olhar. Muitas vezes, em filmes de dança, a coreografia é projetada para câmera ou recoreografada para encenação cinematográfica. A coreografia é, portanto, a matéria-prima, não o roteiro”, afirma Yasmine Meddour, que também assinou o roteiro.

 

O filme traz ainda uma importante discussão da inclusão de pessoas com deficiência auditiva, as quais, por diversas vezes, são tem acesso a áreas mais artísticas, como a própria dança. Por isso, o filme mostra que há superação no encontro entre o silêncio, o movimento e as diferentes formas de expressão por meio da dança.

 

168313518664529ad297e41_1683135186_3x2_md.jpg

 

Outro ponto relevante é o aspecto cultural, que explora intencionalmente a sociedade argelina contemporânea, tema constante na filmografia de Meddour.

 

“Eu comecei no cinema fazendo documentário, por isso, eu gosto de tirar de dentro de mim memórias e experiências para transcrever em ficção no cinema. Após um acidente, com fratura dupla do tornozelo, vivi uma longa reabilitação que me imobilizou por um tempo. Eu queria contar sobre o isolamento, a solidão e deficiência. Mas, especialmente, a reconstrução”, diz a diretora.

 

Confira o trailer:

 

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

Veja também

Experiência japonesa une coquetelaria, gastronomia e música em jantares imersivos …

Do brunch à sobremesa, da caça aos ovos a menus …

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 42

Siga o GPS

Newsletter

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI

GPS Brasília - Portal de Notícias do DF
Privacy Overview

This website uses cookies so that we can provide you with the best user experience possible. Cookie information is stored in your browser and performs functions such as recognising you when you return to our website and helping our team to understand which sections of the website you find most interesting and useful.