O Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) receber a partir de terça-feira, 27, a Mostra de Cinema Árabe Feminino. Com entrada franca, o projeto aporta na cidade pela primeira na 3ª edição nacional e, ainda, no mês de comemoração ao Dia Internacional da Mulher. Com mais de 30 filmes, o festival traz à tona a multiplicidade cinematográfica de filmes feitos por mulheres de países como Egito, Líbano, Palestina, Sudão, entre outros.
A programação incluirá sessões comentadas, mesas redondas e masterclasses com as diretoras convidadas Eliane Raheb (Líbano), Soudade Kaadan (Síria) e Jumana Manna (Palestina).
A mostra tem curadoria das brasileiras Analu Bambirra, Carol Almeida e da egípcia Alia Ayman. As organizadoras contemplaram produções com temas diversos como questões políticas, críticas sociais, vivências LGBTQIAP+, utopias, memória, tempo, família e masculinidades.
“Em sua terceira edição, a mostra reafirma seu interesse em apresentar um recorte da produção cinematográfica árabe. Nesta edição, além de percebermos a interseção entre o cinema e as artes visuais (através de diretoras como Meriem Bennani, Basma Alsharif, Larissa Sansour e Jumana Mana), reforçamos o quão diverso e rico é o cinema árabe, indo de narrativas tradicionais até novas formas e experimentos cinematográficos. Os filmes que apresentamos representam imagens ‘frescas’, imagens às quais acreditamos que brasileiros deveriam ter mais acesso”, afirmam as curadoras Analu Bambirra, Carol Almeida e Alia Ayman.
A programação completa pode ser acessada pelo link https://ccbb.com.br/brasilia/programacao/mostra-de-cinema-arabe-feminino/, onde também é possível encontrar ingressos para as sessões.
A mostra fica na capital até 16 de abril e a entrada é gratuita.