GPS Brasília comscore

Embaixada de Portugal sedia exposição Mulheres Saramaguianas

Seis artistas e escritores criaram suas obras a partir de personagens femininas de José Saramago

Compartilhe:

Nesta segunda-feira, 27, a Embaixada de Portugal em parceria com o Camões – Centro Cultural Português (CCP) realiza a vernissage da exposição Mulheres Saramaguianas. Inédita no Brasil, a mostra foi criada a partir do álbum de mesmo nome, concebido no centenário do prêmio Nobel da Literatura.

 

Usando personagens femininas de José Saramago como inspiração, seis prestigiados artistas – José de Guimarães, Graça Morais, Manuel João Vieira, Joana Villaverde, Miguel Januário e Ana Romãozinho – criaram serigrafias e gravuras autorais para a exibição. Essas, por sua vez, serviram de mote aos textos de notáveis escritoras portuguesas – Lídia Jorge, Ana Luísa Amaral, Djamila Pereira de Andrade, Ana Margarida Carvalho, Dulce Maria Cardoso e Adriana Lisboa.

 

Como resultado, um singular conjunto de seis obras de arte, além dos seis textos, todos assinados pelos autores numa tiragem centenária. As obras desafiam a criatividade do público inspirando sensibilidades artísticas, e um novo olhar sobre o universo ficcional de Saramago.

 

_MG_3128_EDITADA.jpg_MG_3074_EDITADA.jpg_MG_3269_EDITADA.jpg

 

No evento, a escritora Socorro Acioli e o acadêmico e comissário-geral para as comemorações do centenário de José Saramago, Carlos Reis, conversam sobre o universo de personagens femininas na obra do autor português. A sessão será moderada pela professora da Universidade de Brasília (UnB), Luciana Barreto.

 

A exposição será sediada na Galeria Camões, na Embaixada de Portugal em Brasília, entre 27 de março e 20 de maio de 2023.

 

Serviço

Mulheres Saramaguianas
Local: Galeria Camões – Embaixada de Portugal
Data: De 27 de março a 20 de maio
Visitação de segunda a sexta, das 13h às 17h, mediante agendamento pelo e-mail: ccp-brasilia@camoes.mne.pt
Endereço: Embaixada de Portugal em Brasília, Avenida das Nações, SES, lote 2.
*Entrada Franca