A primeira reunião ordinária da nova composição da Câmara de Mulheres Empreendedoras da Fecomércio-DF, nesta terça-feira (12), marcou um importante passo na discussão de pautas e definição das diretrizes para o grupo. Inspirada no modelo da Confederação Nacional do Comércio (CNC), o grupo decidiu reduzir o número de conselheiras para 30 participantes, visando aprimorar as atividades.
No encontro, as integrantes apresentaram propostas e demandas abrangentes, refletindo o compromisso da Câmara com a promoção do empreendedorismo feminino e o bem-estar das mulheres na sociedade. Algumas das principais propostas incluem a proposição de uma nova legislação para ambulantes, programas de capacitação para atendimento a vítimas ou mulheres em situações de risco, workshops focados em bem-estar, autoconfiança e saúde mental, bem como iniciativas para aumentar a participação delas como líderes no mercado imobiliário e promover políticas de crédito mais acessíveis.
A coordenadora da Câmara, Beatriz Guimarães, destacou que essa a configuração visa concentrar os esforços nas questões relacionadas às pautas sindicais, para promover uma mudança efetiva.
Rose Rainha, superintendente do Sebrae-DF, enfatizou a importância do trabalho desenvolvido pelo grupo e destacou a relevância das questões abordadas, especialmente aquelas relacionadas ao mercado de trabalho. “As mulheres empreendedoras têm habilidades diferentes, o que traz riquezas para todos os setores, tão diferentes quanto são”, declarou.
Além dos tópicos debatidos durante a reunião, Beatriz definiu quatro datas importantes que servirão de base para a elaboração de projetos específicos.
Em 8 de Março, no Dia Internacional da Mulher, a Câmara, em parceria com o Sebrae, abordará o tema “A mulher como geradora de emprego e renda no Distrito Federal”, ressaltando o papel fundamental das mulheres no mercado de trabalho.
Em 7 de maio, celebrando o aniversário da Câmara das Mulheres, serão planejadas atividades para comemorar e refletir as conquistas e desafios enfrentados pelas empreendedoras.
Em relação ao Outubro Rosa, durante todo o mês, a Câmara promoverá campanhas e eventos para promover o bem-estar das mulheres, com ênfase na saúde feminina.
E em 19 de Novembro, no Dia Mundial do Empreendedorismo Feminino, a Câmara abordará diversos temas para capacitar as mulheres a empreender e alcançar o sucesso nos negócios.
Veja como ocorreu a reunião: