A Liga dos Campeões da Europa dá a largada para uma nova temporada nesta terça-feira (16), reunindo os principais clubes do continente em busca da taça mais cobiçada do futebol europeu. Com o novo formato implementado na última temporada, os clubes favoritos agora se enfrentam a partir da primeira fase, possibilitando grande partidas desde o começo da competição.
Veja os confrontos desta primeira rodada:
Terça-feira (16)
- Athletic Bilbao x Arsenal
- PSV x Union Saint-Gilloise
- Tottenham x Villareal
- Juventus x Borussia Dortmund
- Benfica x Qarabag
- Real Madrid x Olympique de Marseille
Quarta-feira (17)
- Ajax x Inter de Milão
- Liverpool x Atlético de Madrid
- Olympiacos x Pafos
- Slavia Praga x Bodo/Glimt
- PSG x Atalanta
- Bayern de Munique x Chelsea
Quinta-feira (18)
- Newcastle x Barcelona
- Copenhagen x Bayer Leverkusen
- Club Brugge x Monaco
- Sporting x Kairat
- Eintracht Frankfurt x Galatasaray
- Manchester City x Napoli
Na última edição, o Paris Saint-Germain conquistou o título inédito ao golear a Inter de Milão pelo placar de 5 a 0, jogo que marcou a maior goleada da história da competição em finais.
Confira outros recordes da Liga dos Campeões:
Artilharia
Quando se fala em gols na Liga dos Campeões, Cristiano Ronaldo fica no topo de quase todas as estatísticas. O português é o jogador com mais gols na história da competição, com 140 gols. Cristiano também é o jogador com maior número de gols em uma só edição, quando marcou 17 vezes na edição de 2013/14, além de ser também o jogador com a maior quantidade de artilharias da competição, onde foi por 7 vezes o melhor marcador.
Assistências
Cristiano Ronaldo também é o maior assistente da história da UEFA Champions League, com 42 passes para gols. Logo atrás, vem o argentino Di Maria, com 41, seguido do seu compatriota, Lionel Messi, com 40 assistências.
Títulos e vitórias
Quando se fala em Liga dos Campeões, é difícil não associar a competição ao Real Madrid, clube soberano na Europa, e maior campeão do torneio com 15 conquistas, mais que o dobro do segundo colocado Milan, com sete. O clube espanhol também é o que mais venceu jogos na competição, com 302 triunfos, 58 a mais do que o Bayern de Munique, que fica em segundo.
Se falarmos em jogadores, cinco estão empatados no topo como maiores ganhadores da competição com seis títulos, são eles: Luka Modric, Toni Kroos, Dani Carvajal, Nacho Fernández e Paco Gento, todos jogadores do Real Madrid. Com exceção de Gento, que conquistou seus títulos na década de 50 e 60, os outros 4 jogadores fizeram parte da equipe merengue que conquistou seis títulos em 11 anos entre 2014 e 2024.
Maior goleada
A Liga dos Campeões é marcada por diversas goleadas ao longo de sua história, desde a vitória por 7 a 3 do Real Madrid contra o Eintracht Frankfurt na final de 1960, até o 8 a 2 do Bayern de Munique sobre o Barcelona em 2020. Entretanto, as duas maiores goleadas da história da competição foram pelo placar de 8 a 0, são elas a vitória do Liverpool contra o Besiktas, em 2007, e a vitória do Real Madrid sobre o Malmo, em 2017.
Em 2024, o Bayern de Munique aplicou um 9 a 2 contra a equipe do Dínamo Zagreb, sendo o recorde de mais gols marcados em uma única partida, entretanto, a diferença de gols no placar não supera os jogos citados anteriormente.