Clayton Camargos celebra 50 anos de vida com viagem cheia de significados à Europa

Ao lado do marido, nutricionista elegeu três destinos para comemorar aniversário; confira

A cidade de Veneza, na Itália, foi o destino escolhido pelo nutricionista e colunista do GPS|Brasília, Clayton Camargos, para dar início à celebração de seu aniversário. Em 2025, a data é ainda mais especial porque marca seus 50 anos de vida. Sendo assim, para comemorar, ele organizou uma viagem ao lado de seu marido, o médico Caio Mendonça, que passará por outras duas cidades: Istambul, na Turquia, e Roma.

Ao completar meio século de vida, escolhi celebrar essa travessia com um itinerário que traduz a essência das transformações humanas, históricas e espirituais”, conta. Ele explica que a primeira parada será Veneza, “cidade que parece suspensa entre entre o artifício humano e a força da natureza”, acredita. 

Ali, cada gôndola deslizando pelos canais reflete a eterna troca entre o homem que molda a paisagem e a natureza que o redefine. Assim como a vida, Veneza ensina que nada permanece intocado: somos transformados pelo tempo e, ao mesmo tempo, o transformamos”, afirma o também empresário, fundador da Clínica Metafísicos.

Por lá, a programação incluirá apresentações de balé e sinfonias – experiências que resgatam a tradição artística da República Sereníssima, cidade-estado que existiu na Itália desde meados do século IX até 1797.

De Veneza, o casal seguirá para Istambul, na Turquia, cidade que condensa em suas ruas a própria ideia de metamorfose cultural. “Já foi Bizâncio, já foi Constantinopla, já foi império muçulmano e hoje é o ponto onde Oriente e Ocidente se encontram, um mosaico cosmopolita”, define Clayton.

Na cidade, o roteiro prevê visitas a mesquitas monumentais, aos lendários hammames (banho turco tradicional) e um passeio histórico pelo estreito de Bósforo. “É um canal que une dois continentes e simboliza, também, as passagens da nossa própria jornada”, observa.

O encerramento da viagem se dará em Roma, capital da Itália, que foi escolhida por carregar um duplo significado para o aniversariante. A Cidade Eterna celebra o Jubileu da Igreja Católica em 2025, um evento raro em que fiéis atravessam as chamadas “quatro portas santas”, que são abertas apenas neste período. Cada uma está localizada em uma das quatro basílicas papais: São Pedro, São João de Latrão, Santa Maria Maior e São Paulo Extramuros. 

A travessia é vista como rito de reconciliação, purificação e bênçãos. “Ao cruzar esses portais, não apenas partilharei da experiência espiritual coletiva, mas também selarei meu próprio jubileu pessoal, celebrando a metade de um século de vida”, revela o nutricionista.

Já no Vaticano, a programação será intensa. O Jubileu mobiliza peregrinos de todo o mundo e se desdobra em missas solenes, encontros culturais, concertos sacros e momentos de oração pública com o Papa. Para  nutricionista, estar presente neste espetáculo de fé, história e beleza significa viver o extraordinário: “sentir, no coração da cristandade, como a espiritualidade pode ser tanto patrimônio da humanidade quanto experiência íntima”, detalha.

Mais que uma viagem, trata-se de um rito de passagem para Clayton. “Veneza, Istambul e Roma compõem não apenas um percurso geográfico, mas um mapa simbólico da minha própria vida, do período de arte em que fui bailarino, ator, escritor e diretor teatral, transformação como um profissional da saúde e a transcendência em um homem que, como bem disse Sartre, ‘o inferno são os outros’. E eu completo com Lacan: ‘os outros somos nós’”, finaliza.

Clayton Camargos é sanitarista pós-graduado pela Escola Nacional de Saúde Pública – ENSP/Fiocruz. Desde 2002, ex-gerente da Central Nacional de Regulação de Alta Complexidade (CNRAC) do Ministério da Saúde. Subsecretário de Planejamento em Saúde (SUPLAN) da Secretaria de Estado de Saúde do Distrito Federal (SES-DF). Consultor técnico para Coordenação-Geral de Fomento à Pesquisa Em Saúde da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Insumos Estratégicos (SCTIE) do Ministério da Saúde.

Coordenador Nacional de Promoção da Saúde (COPROM) da Diretoria de Serviços (DISER) da Fundação de Seguridade Social. Docente das graduações de Medicina, Nutrição e Educação Física, e coordenador dos estágios supervisionados em nutrição clínica e em nutrição esportiva do Departamento de Nutrição, e diretor do curso sequencial de Vigilância Sanitária da Universidade Católica de Brasília (UCB). Atualmente é proprietário da clínica Metafísicos.

QUER MAIS?

INSCREVA-SE PARA RECEBER AS NOTÍCIAS DO GPS BRASÍLIA!

Não fazemos spam! Leia nossa política de privacidade para mais informações.

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI