Brasília se prepara para receber, entre os dias 11 e 14 de setembro, a 52ª edição do Círio de Nazaré, evento que já faz parte do calendário religioso e cultural da capital. A celebração, organizada pela Paróquia Nossa Senhora de Nazaré, no Lago Sul, nasceu em 1974, quando famílias paraenses radicadas em Brasília decidiram manter viva a tradição centenária de Belém, recriando a procissão em honra à Rainha da Amazônia.
Atualmente, a manifestação cultural, declarada Patrimônio Cultural da Humanidade pela UNESCO, reúne milhares de devotos do Plano Piloto, das Regiões Administrativas e do Entorno. Neste ano, a festa traz como tema Bem-aventurada Virgem Maria, porta do céu e terá uma programação que combina rituais religiosos, manifestações culturais e a tradicional gastronomia paraense.
Além das tradicionais missas e do tríduo preparatório, a programação conta com uma procissão náutica, passeio motociclístico, apresentações musicais e a quermesse, com pratos típicos do Pará, como pato no tucupi, tacacá, maniçoba, vatapá e açaí. Outro destaque do evento é a exposição de 26 mantos de Nossa Senhora. O ponto alto do evento será no domingo (14), com a missa festiva em ação de graças, presidida pelo pároco padre Roberto Rambo, seguida da tradicional Procissão do Círio.
A ideia é que durante a caminhada, os fiéis possam seguir em oração, com velas acesas e segurando a corda que envolve a imagem de Nossa Senhora de Nazaré, adornada com um manto especialmente confeccionado para a ocasião, da mesma forma que ocorre na tradicional cerimônia no Pará.
De acordo com o pároco, o evento tem como intuito manter viva a tradição que já atravessa gerações. “O Círio de Nazaré em Brasília é um momento de encontro profundo entre fé e cultura. É a forma que os paraenses encontraram de manter viva sua devoção à Virgem de Nazaré, Rainha da Amazônia, e que hoje emociona e une pessoas de todas as regiões do Distrito Federal”, afirma o Pe. Roberto Rambo.
Para o presidente da Obras de Assistência e Serviço Social da Arquidiocese de Brasília, Pe. Rafael Souza dos Santos, o Círio também cumpre um papel comunitário. “O Círio vai além da dimensão religiosa. Ele promove solidariedade, integração comunitária e valorização cultural. É um evento que fortalece o espírito de partilha e reafirma a identidade de Brasília como uma cidade plural, que acolhe tradições de todo o Brasil”, ressalta.
Programação completa
Quinta-feira (11)
19h30 – Missa de Apresentação do Manto
Tríduo em honra à Nossa Senhora (1º dia)
Abertura da exposição
- Sexta (12)
19h – Abertura da Quermesse e Exposição dos mantos
19h30 – Missa e Consagração à Nossa Senhora
Tríduo em honra à Nossa Senhora (2° dia)
21h – Show Evangelizador com Crícia Martins
- Sábado (13)
09h30 – Procissão Náutica no Lago Paranoá
11h30 – Passeio Motociclístico até a Paróquia
18h – Exposição dos Mantos
18h30 – Missa e Tríduo em honra à Nossa Senhora (3º dia)
19h – Quermesse
20h30 – Show evangelizador com Glaucia Martins e Banda San Rafael
- Domingo (14)
10h30 – Missa Dominical
10h30 – Exposição dos Mantos
12h – Quermesse
13h – Show de forró católico com Filhos de Lourdes
14h30 – Apresentação de Grupo de Carimbó
15h – Ofício de Nossa Senhora e Terço Mariano
16h30 – Missa Festiva em ação de graças à Nossa Senhora de Nazaré
18h – Procissão do Círio de Nazaré
20h30 – Show evangelizador com a Banda Sirac
Serviço
Local: Paróquia Nossa Senhora de Nazaré – QI 1, Conjunto 1, Lote A, Lago Sul (próximo ao balão do Aeroporto)
Data: 11 a 14 de setembro de 2025