Na manhã desta terça-feira (9), um incêndio atingiu dezenas de banheiros químicos instalados no canteiro central da Esplanada dos Ministérios. As chamas começaram por volta das 11h30, nas proximidades do Museu Nacional, local que serviu como ponto de apoio durante o desfile de 7 de Setembro. O fogo foi rapidamente controlado pelo Corpo de Bombeiros, e ninguém ficou ferido. Segundo a empresa R8, responsável pelos equipamentos, cada unidade de banheiro tem valor estimado de R$ 4.000.
A fumaça preta pôde ser vista de longe, inclusive da Praça dos Três Poderes, e causou preocupação pela proximidade com o Supremo Tribunal Federal (STF), onde ocorria, no mesmo momento, o julgamento do ex-presidente Jair Bolsonaro. O local estava com segurança reforçada e a Polícia Militar do Distrito Federal foi acionada imediatamente para isolar a área e prestar apoio.
Confira o momento do incêndio:
Ver essa foto no Instagram
Autoridades descartaram a possibilidade de o fogo ter começado de forma espontânea, mas ainda não confirmaram se o incêndio foi criminoso. A Secretaria de Segurança Pública do DF informou que o acesso aos banheiros era aberto e que as condições no local favoreciam a ação de vândalos. Uma perícia será realizada para apurar as causas do incidente, e imagens de câmeras de segurança próximas, como as do Museu Nacional, deverão ser analisadas.