Estudantes da rede pública do DF viram protagonistas no desfile de 7 de setembro

Apresentações das escolas públicas exaltaram pluralidade cultural brasileira

Publicado: Atualizado:

Em celebração aos 203 anos da Independência do Brasil, o tradicional desfile de 7 de Setembro contou com a participação expressiva de estudantes da rede pública do Distrito Federal neste domingo (7). Ao todo, 795 alunos de dez escolas públicas e uma instituição privada desfilaram, trazendo coreografias e apresentações culturais temáticas.

O tema do desfile deste ano foi “Brasil Soberano”, fazendo alusão à importância da preservação ambiental e à realização da COP30 em Belém, no Pará. As unidades escolares incorporaram a temática em suas apresentações, exaltando as diferentes culturas regionais brasileiras e destacando a importância da preservação de uma das maiores riquezas nacionais: o meio ambiente e a biodiversidade brasileira.

A Escola Classe (EC) Sítio das Araucárias, uma unidade rural de Sobradinho, prestou uma homenagem à Amazônia e aos trabalhadores rurais do Brasil, com estudantes utilizando vestes características e apresentando uma coreografia especial.

A secretária de Educação do Distrito Federal, Hélvia Paranaguá, acompanhou o desfile da arquibancada junto com outros servidores da Secretaria de Educação do DF.

 

Tradição

A tradição das bandas marciais foi um dos pontos altos da participação escolar. O Centro de Ensino Fundamental (CEF) 11 do Gama, que mantém sua banda marcial ativa desde 1999, demonstrou o resultado de meses de preparação com uma apresentação cultural vibrante que contagiou todo o público do desfile.

O grupo fez referência ao frevo brasileiro, utilizando os guarda-chuvas característicos do ritmo ao som da canção “Anunciação”, de Alceu Valença. “Estamos ensaiando desde o início do ano nossa apresentação e fizemos o nosso melhor”, afirmaram as alunas Sofia Marques, 13 anos, e Carolina Vitória, 12 anos, integrantes da banda.

Para muitos estudantes, a participação no evento representa um momento de orgulho e integração. Letícia Magalhães, 13 anos, aluna do CEF 11 do Gama e integrante do corpo coreográfico, não escondeu a empolgação em sua estreia: “É meu primeiro desfile nessa escola, entrei esse ano. Estou muito ansiosa e feliz de estar aqui. Quero participar outras vezes.”

 

*Com informações da Secretaria de Educação do Distrito Federal (SEEDF)

GPS Brasília é um portal de notícias completo, com cobertura dos assuntos mais relevantes, reportagens especiais, entrevistas exclusivas e interação com a audiência e com uma atenção especial para os interesses de Brasília.

Edição 43

@2024 – Todos os direitos reservados.

Site por: Código 1 TI