O sonho de muitos artistas ao redor do mundo é integrar o elenco de uma produção da Broadway – distrito em Nova York que reúne alguns dos principais e mais prestigiados teatros do mundo. Entre as peças mais famosas que já entraram em cartaz, destacam-se os clássicos O Fantasma da Ópera, Cats e Chicago, além de outras mega populares como Hamilton, O Rei Leão e Wicked. E, para duas atrizes brasilienses, finalmente o sonho está se tornando realidade.
Steps on Broadway
A dançarina Gabriela Vaisman, de 22 anos, foi admitida recentemente no Steps on Broadway Conservatory, considerado o melhor estúdio de dança do mundo. Lá, ela terá aulas completas de todas as modalidades e vertentes de dança, além de teatro e canto, com profissionais inseridos diretamente no mercado da Broadway.
Ela começou a dançar balé com apenas três anos de idade, e migrou para o jazz aos sete. “Não larguei mais a dança e, com o tempo, fui aumentando a carga horária, o nível e as modalidades. Passei para o contemporâneo, sapateado e mergulhei também no hip-hop”, conta Gabriela. E o talento a levou para terras internacionais: em 2021, dançou em Israel em um curso profissionalizante com a Kibbutz Contemporary Dance Company, na qual passou sete meses. “Em 2023, trabalhei na Disney, empresa voltada para hospitalidade e que me ajudou ainda mais a desenvolver meu lado artístico e ‘mágico’”, acredita.
Já em Brasília, aperfeiçoou suas habilidades com o apoio de grandes mestres, como Rodrigo Mena Barreto, Dhaniel Amaral, Paula Abreu e Renato Fernandes, e também deu aulas de dança contemporânea, jazz e balé em renomadas academias da cidade, o que conferiu a ela premiações como coreógrafa. Ainda, ela também faz o curso de Publicidade e Propaganda na Universidade de Brasília.
“Vou representar o Brasil nessa jornada e mirar alto: dançar em uma produção da Broadway”, afirma.
Em alto-mar
O sonho de dançar em um palco da Broadway virou realidade para a também brasiliense Marina Vidal, em 2022. Ela foi a primeira brasileira a compor o elenco do musical On Your Feet! – The Story of Emilio and Gloria Estefan, que já venceu um Tony Awards, conhecido como o Oscar dos teatros, e saiu em turnê pelos Estados Unidos passando por mais de 35 cidades.
Formada em teatro musical pela New York Film Academy, a atriz participou de produções brasilienses do musical Hairspray: Bom Dia, Baltimore!, da versão musical do filme hollywoodiano Burlesque e no aclamado espetáculo Cubanía – Un Corazón Revolucionario, produzido pelo Sindicato dos Bancários de Brasília.
Nos Estados Unidos, integrou o elenco dos musicais Off-Broadway Carrie – The Musical e Legally Blonde, além de ter protagonizado o musical The Belle of Tombstone, dirigido pelo vencedor do prêmio Pulitzer, Thomas Edward West.
Em 2025, ela entrou mais uma vez para a história ao ser anunciada como a primeira brasileira a protagonizar uma produção da Royal Caribbean International, maior companhia de cruzeiros do mundo. “Carregar comigo a bandeira do Brasil neste palco é uma emoção indescritível”, revela a artista. “Ser a primeira atriz brasileira a assumir esse espaço abre caminhos para outros artistas nacionais”, celebra.
O espetáculo será apresentado no Two70®, teatro high tech da Royal Caribbean que combina performance ao vivo com projeções em 270 graus e telas robóticas. A montagem promete encantar milhares de passageiros semanalmente, e coloca a atriz lado a lado com os grandes nomes dos musicais da Broadway e do West End, em Londres.