O deputado federal Nikolas Ferreira (PL-MG) afirmou nesta sexta-feira (29.ago.2025) que ingressará com uma ação por difamação contra o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). A declaração foi feita em publicação no X, após o petista ter sugerido, em entrevista à Rádio Itatiaia, que o parlamentar teria atuado em defesa do crime organizado.
Embora não tenha citado o nome de Nikolas, o presidente se referia ao contexto da operação que revelou um esquema de infiltração do PCC (Primeiro Comando da Capital) no setor financeiro. Em resposta, o deputado classificou a fala como “uma mentira torpe, criminosa e irresponsável”.
Na quinta-feira (28), a Receita Federal, em parceria com a Polícia Federal e forças estaduais, divulgou detalhes da investigação que apontou como a “onda de fake news” sobre a suposta taxação do Pix fragilizou o monitoramento de transações financeiras, permitindo que a facção criminosa utilizasse fintechs para lavagem de dinheiro.
Em janeiro deste ano, o governo Lula havia revogado uma instrução normativa que estabelecia fiscalização sobre transferências acima de R$ 5 mil realizadas por pessoas físicas via Pix. À época, Nikolas publicou um vídeo criticando a medida, que ganhou ampla repercussão nas redes sociais. Vale lembrar que o esquema de infiltração ocorreu de 2020 até 2024.
A norma alterava a forma de declaração de operações financeiras na e-Financeira, ampliando o alcance da Receita Federal sobre movimentações. No entanto, ficou em vigor por apenas 15 dias, sendo retirada após associação à criação de um tributo sobre o Pix, o recuo foi elogiado na ocasião pela ministra das Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann.
Após a revelação do esquema envolvendo o PCC, o governo anunciou nesta sexta-feira (29.ago) o restabelecimento das regras de fiscalização das fintechs. Em entrevista, Lula declarou: “Tem um deputado que fez uma campanha contra as mudanças que a Receita Federal propôs. E agora está provado que o que ele estava fazendo era defender o crime organizado”.
Nikolas afirmou que está reunindo declarações como essa para ingressar com ações judiciais contra todos que, segundo ele, tenham feito acusações falsas a respeito de sua atuação política.