O secretário-executivo do Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços (MDIC), Márcio Elias Rosa, admitiu nesta segunda-feira (25) que as negociações com os Estados Unidos em relação ao “tarifaço” não avançaram e responsabilizou o governo de Donald Trump pelo fracasso nas tratativas.
Segundo o auxiliar de Geraldo Alckmin, as primeiras conversas entre o governo federal e os EUA sobre o tema datam ainda de abril, mas que os norte-americanos nunca chegaram a apresentar uma contraproposta.
“Negociações, se é que podemos chamar assim, vem ocorrendo desde 2 de abril. Tem ocorrido de maneira bastante cordata, mas pouco produtiva, porque do lado de lá não vem uma contraproposta, infelizmente“ , afirmou Rosa durante evento promovido pelo grupo Esfera.
Os EUA iniciaram neste mês a aplicação de uma sobretaxa de 50% sobre cerca de 36% a 78% das exportações brasileiras, atingindo principalmente setores como café, carnes, frutas, siderurgia, veículos e têxteis.
Quase 700 produtos, como suco de laranja, aeronaves, fertilizantes e petróleo, foram dispensados da nova tarifa. Em resposta, o governo federal anunciou a criação de um plano de contingência com apoio financeiro, linhas de crédito e renegociação de contratos para minimizar os efeitos do tarifaço em setores estratégicos da economia.