A Câmara Legislativa do Distrito Federal (CLDF) realizou na última sexta-feira (22) uma sessão solene em celebração aos 53 anos dos Hospital Universitário de Brasília (HUB-UnB). A iniciativa foi da deputada distrital Dayse Amarílio (PSol).
Na ocasião, a parlamentar e presidente da Comissão de Saúde da CLDF relembrou, entre iniciativas marcantes, os mutirões que o hospital tem realizado e as décadas de trabalho contínuo da Unidade de Transplantes. “Quase 500 transplantes renais, e ciência, e formação, formando profissionais através do hospital, através da Ebserh, para que a gente possa entregar uma saúde de qualidade. É esse SUS que nós temos que defender”, disse.
Ao todo, foram 300 profissionais homenageados por contribuições à unidade pública de saúde referência de atendimento no Sistema Único de Saúde (SUS), ensino e pesquisa.
“Receber a menção honrosa foi um momento único e especial, que guardarei com muito carinho. Me senti verdadeiramente honrada, porque esse reconhecimento traduz não apenas o meu trabalho, mas o amor e a dedicação que coloco em cada dia no HUB”, celebrou a chefe do Setor de Farmácia Hospitalar do HUB, Adriana Cristina Paes, que trabalha no hospital há 11 anos.
O HUB é um dos 45 hospitais gerenciados pela Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh). Segundo o vice-presidente da estatal, Daniel Beltrammi, 25 milhões de pessoas passam por cuidados na rede universitária federal.
O hospital foi inaugurado em 1972 para prestar atendimento a servidores federais. Nove anos depois, passou a ser considerado o hospital-escola da Universidade de Brasília (UnB), por convênio assinado com o Instituto Nacional da Assistência Médica e Previdência Social (Inamps).
Cedido pelo Inamps à UnB em 1990, foi denominado Hospital Universitário de Brasília. Durante as transições, a instituição passou a atender toda a população via Sistema Único de Saúde (SUS). Em janeiro de 2013, o HUB passou a integrar a Ebserh.